A Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, está inovando no mundo dos negócios ao utilizar as redes sociais como uma ferramenta poderosa para empreender. Esses jovens empreendedores têm explorado as possibilidades que as plataformas digitais oferecem para construir marcas fortes e consolidar seus negócios no mercado.
Por meio de estratégias de marketing digital, a Geração Z tem alcançado um grande público de maneira ágil e eficaz, fazendo com que suas ideias sejam compartilhadas e viralizem rapidamente. Através de anúncios segmentados e interação direta com o público, esses jovens são capazes de construir uma marca autêntica e transparente, gerando conexão e fidelidade com seus clientes.
Aos 19 anos, Amanda Tonon criou sua própria marca, desde o início sua abordagem já destacava a importância das redes sociais em sua estratégia empreendedora. Ela percebeu que para obter sucesso em seu negócio, era necessário criar algo que pudesse se espalhar viralmente nas plataformas digitais. Foi assim que surgiu a ideia da Kekala Custom Picolé, a primeira marca a oferecer picolés recheados na hora.
“Quando pensamos em marketing viral, a ideia parte do princípio de se criar algo que possa se tornar viral. Fiz o caminho oposto, pensei: para ser viral, o que preciso construir?”, explica Amanda.
Ao comparar as abordagens empreendedoras de diferentes gerações, fica evidente que os jovens empreendedores já consideram as redes sociais como uma estratégia fundamental e ferramenta essencial desde o início do processo de criação de seus negócios.
“As marcas não podem mais depender exclusivamente dos pontos de contato físicos para se relacionarem com seus clientes. Embora esses pontos sejam importantes para a realização da compra, é necessário nutrir um relacionamento contínuo com o consumidor no dia a dia. Caso contrário, a marca corre o risco de ser esquecida pelo público-alvo.”, explica Amanda Tonon.
De acordo com uma pesquisa realizada pela NordVPN, os brasileiros estão cada vez mais conectados à internet, passando em média 91 horas por semana navegando na rede. Desse tempo, mais de 10 horas são dedicadas às mídias sociais, como TikTok, Facebook e Instagram, onde os usuários produzem conteúdo e interagem com outros usuários das plataformas.
“Observo que grande parte dos consumidores da Kekala passam parte significativa de seus dias navegando pelas redes sociais, e é através desses canais que posso estabelecer uma conexão mais profunda com eles e entender melhor suas necessidades e comportamentos.”
De fato, esses jovens empreendedores estão mudando as regras do jogo, mostrando que é possível criar um negócio sólido e rentável através de habilidades digitais e criatividade. A Geração Z está construindo um futuro empreendedor vibrante e inovador, fazendo uso das ferramentas à disposição para alcançar o sucesso e influenciar o mercado de maneira positiva.