Se você fez a cirurgia de implantes dentários recentemente ou está com o procedimento agendado, provavelmente está se perguntando quais alimentos serão mais fáceis de comer no período imediato após o procedimento. Afinal, cuidar da alimentação nesse período é tão fundamental quanto tomar corretamente os medicamentos prescritos.
“Nos primeiros dois dias após a cirurgia, a região implantada não suporta efetivamente a pressão da mordida nem a rigidez de certos alimentos”, afirma o Cirurgião-Dentista Sérgio Lago, Mestre e Doutor em Periodontia e Embaixador da S.I.N.. “Adotar uma dieta específica nos primeiros momentos após a cirurgia é fundamental para proporcionar conforto e estimular a cicatrização e em caso de dúvidas, o paciente deve sempre procurar o especialista”, completa.
Confira, a seguir, 7 alimentos liberados nas primeiras 48h após a cirurgia:
- Sorvete e açaí: proporcionam uma sensação de alívio refrescante, mas também ajudam a reduzir o inchaço pós-cirúrgico.
- Frutas amassadas: facilitam o processo mastigatório e não agridem a região em recuperação. Sua consistência suave minimiza o impacto sobre os tecidos operados, promovendo uma experiência alimentar mais confortável.
- Vitaminas e suco de frutas: fornecem nutrientes essenciais para auxiliar no processo de recuperação, como as vitaminas A, C e do complexo B. No entanto, é importante evitar frutas ácidas, como laranjas, limões e abacaxis, para prevenir o aumento da sensibilidade nos tecidos e garantir uma cicatrização sem contratempos.
- Sopas: consumidas frias, em forma de caldo ou creme, são opções nutritivas e evitam a acumulação de resíduos que possam interferir na área cirúrgica.
- Purê: à base de batata ou outros legumes é uma escolha que garante o aporte de nutrientes essenciais e, em geral, são muito saborosos. O purê de batata, por exemplo, é um clássico da nossa infância que é fonte de vitamina C, vitaminas do Complexo B, fósforo, ferro e cálcio.
- Pães e biscoitos amolecidos com leite: são uma alternativa interessante para a ingestão calórica necessária.
- Massas: versáteis e fáceis de consumir nos primeiros dias, tornam-se uma opção prática para manter a nutrição durante o período pós-cirúrgico.
E, agora, conheça alimentos contraindicados
O Dr. Sergio Lago faz um alerta: para evitar danos ao novo implante, o paciente deve evitar os alimentos abaixo nas primeiras quatro semanas após a cirurgia:
- Alimentos crocantes, como batatas fritas, amendoim e pipoca;
- Alimentos duros, como algumas frutas e vegetais;
- Alimentos pegajosos, como balas, gomas e caramelos;
- Alimentos ácidos, como tomate, laranja, limão e abacaxi;
- Alimentos picantes, como salsa e pimenta;
- Alimentos e bebidas muito quentes, como sopas, chás e café;
Sobre a S.I.N.: fundada em 2003, a S.I.N. é uma empresa global dedicada a desenvolver as mais modernas e inovadoras soluções para a comunidade odontológica. Com soluções que combinam tecnologia avançada, eficiência e conhecimento científico de ponta, a organização visa fomentar a geração de sorrisos. A empresa hoje está presente em 30 países e tem unidades de negócios espalhadas por todo o Brasil. O propósito da marca é refletido em sua assinatura “Somos S.I.N.: Soluções + Inovações = Novos Sorrisos”. Entre os princípios e valores que guiam a organização estão a ética, a diversidade, a sustentabilidade e a empatia nas relações. Após crescimento acelerado e ininterrupto nos últimos anos, integra hoje o grupo Henry Schein, maior fornecedor de produtos e serviços de saúde para consultórios odontológicos e médicos do mundo. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.