Ainda dá tempo de se inscrever para a quinta edição do Festival Internacional da Cooperação – FICOO 2023, que acontece pela primeira vez em Brasília, entre os dias 12 e 14/10, no Colégio Marista. Ao todo, são esperados cerca de 400 participantes no evento itinerante, já realizado em Atibaia (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), online no ano passado, e agora na capital federal.
Tema em pauta no mundo todo, a cooperação entre as pessoas, equipes, organizações e nações se tornou um movimento que ganha força cada dia mais, em qualquer área da vida, inclusive nas grandes e pequenas empresas. Por este motivo, o evento contará com painéis colaborativos e oficinas de cooperação que irão auxiliar no desenvolvimento de comunidades mais integradas e participativas.
De acordo com a New Way Consultoria e Treinamento, o ‘Trabalho Colaborativo’ está entre as cinco tendências do mundo corporativo para os próximos anos. Atualmente, as empresas buscam uma comunicação mais empática entre as pessoas, para que todas possam compartilhar conhecimentos e experiências por meios menos formais e mais cooperativos, melhorando, a produtividade e os relacionamentos.
May East, que fará a conferência de abertura do FICOO 2023, reconhecida internacionalmente dentre as 100 principais lideranças em sustentabilidade e considerada, em 2019, Mulher da Década em Sustentabilidade, falará sobre as 1001 formas de regenerar as alianças afetivas entre a humanidade e todos os sistemas vivos, destacando a colaboração como um elemento fundamental para o desenvolvimento de ecovilas, ecobairros, escolas solidárias, redes de transição e metarredes.
Além de May, o evento contará também com a presença de Daniel Wahl (Alemanha/Espanha), Fábio Eon (Unesco), Helena Marujo (Portugal), Edgard Gouveia Jr (Brasil), Ita Gabert (Alemanha), Iara e Eduardo (Caçadores de Bons Exemplos) e mais de 30 profissionais que irão palestrar, dar oficinas, dialogar com o público, com o objetivo de motivar e instrumentalizar a prática da cooperação nas empresas, escolas, governos, comunidades, ONGs e em todas as áreas da vida em sociedade.
Para Fábio Brotto, um dos organizadores do FICOO, “é muito raro um evento reunir tantas autoridades no assunto Cooperação e Regeneração. Por isso, esta é uma incrível oportunidade para mergulhar no assunto e conectar com gente que está co-criando soluções colaborativas para beneficiar todo o mundo, sem exceção”.
O evento será uma experiência social que contribuirá para o aprendizado de todas as pessoas inscritas, além de promover momentos divertidos e interativos, como as rodas de conversas que ocorrerão ao longo da programação e os Laboratórios de Com-Vivências. “Serão momentos de grande valia para as pessoas que querem fazer networking e se conectar com o empresariado,estudantes, familiares, pessoas da área de educação ou simplesmente pessoas que compartilham a vontade de construir uma sociedade mais colaborativa”, complementa Fábio.
Durante estes três dias, palestrantes tratarão de assuntos como Design Regenerativo, Cultura de Paz e Saúde Integral, Educação Antirracista, Boas Práticas de Inovação Social, Organizações Colaborativas, Pedagogia da Cooperação e outras metodologias colaborativas, gestão da diversidade e o futuro da humanidade. As inscrições estão abertas no site ficoojunto.org. “Qualquer pessoa que tiver interesse em cooperar para um mundo mais inclusivo, solidário, cooperativo, pacífico, sustentável e regenerativo, pode fazer a inscrição”, conclui Fábio.
SERVIÇO:
Festival Internacional da Cooperação – FICOO
Data: 12 a 14 de outubro de 2023
Local: Colégio Marista – Unidade Ensino Médio (conhecido como Maristão). SGAS II St. de Grandes Áreas Sul 615 Módulo C – Brasília, DF, 70200-750
Valores: R$ 430,00 a R$ 835,00, de acordo com os diferentes lotes e públicos
Inscrições: https://ficoojunto.org/ inscricoes/
Contato: ficoo@projetocooperacao.com.br
Instagram: @ficoo.oficial
Facebook: @ficoofestival
Sobre o Projeto Cooperação- O Projeto Cooperação nasce em 1992, na cidade de Santos (SP), com a missão de oferecer soluções colaborativas para o desenvolvimento individual e coletivo por meio de consultorias, palestras, oficinas, cursos, publicação de artigos e livros, além de duas pós-graduações pioneiras (Jogos Cooperativos e Pedagogia da Cooperação) e eventos nacionais e internacionais, como o Festival Internacional da Cooperação (FICOO). Milhares de pessoas e centenas de organizações fazem parte dessa comunidade, comprometidas em servir ao bem comum por meio de Jogos Cooperativos, Metodologias Colaborativas e da Pedagogia da Cooperação.
www.projetocooperacao.com.br