Estima-se que todos os dias, mais de 100 mil moradores do Entorno de Brasília utilizam o transporte público para trabalhar ou estudar na Capital Federal. No entanto, a qualidade dos serviços prestados pelas empresas de transporte público continua deixando a população insatisfeita.
Além da tarifa exorbitante, os moradores precisam utilizar os ônibus caindo aos pedaços e sem horário certo para circular. Melhorar a qualidade do transporte público do Entorno tem sido um dos maiores desafios enfrentados pelos prefeitos dos municípios adjacentes à Brasília.
Por esse motivo, o presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango está firmando parcerias em âmbito estadual e municipal para promover melhorias no transporte público que atende a região do Entorno.
O consórcio de mobilidade urbana já foi apresentado para os governadores Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha e visa melhorar o transporte, diminuir o tempo das viagens, equiparar os preços das passagens, reduzir o número de veículos do Entorno que transitam na capital federal e melhorar a mobilidade urbana no DF.
A medida prevê que a gestão do transporte público das regiões fique a cargo das cidades, em parceria com o poder público. Além disso, cita fiscalizações e integração entre as linhas, benefício hoje inexistente. O projeto contemplaria os coletivos de mais de 30 municípios do Entorno e será financiado pelo próprio sistema de transporte, com retirada de percentual das tarifas para a própria manutenção.
O presidente da AMAB, Hildo do Candango destacou a importância do consórcio de mobilidade urbana para os moradores do Entorno de Brasília.
“O Entorno de Brasília continua crescendo e o transporte público tem que acompanhar o ritmo e se adequar a mobilidade urbana. Estamos lutando para implementar esse projeto há quase dois anos. É hora de agir! Os moradores do Entorno não alguém mais lidar com o sucateamento das frotas e com os preços exorbitantes das passagens. Integrar o sistema de transporte do Entorno ao transporte do DF é a melhor forma de proporcionar mais conforto para os munícipes e tirar os ônibus sucateados de circulação das ruas”, afirmou Hildo.
Enquanto esse projeto não é implementado, Hildo conseguiu junto a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal o direto dos ônibus do Céu Azul, Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental utilizarem a faixa exclusiva do BRT para diminuir o tempo de deslocamento do Entorno até a capital federal.
Além disso, conseguiu também que a faixa de inversão da estrutural fosse ampliada até o Atacadão dia-a-dia para melhorar a mobilidade e diminuir o engarrafamento constante na região. Medida será implementada a partir de janeiro de 2020.