Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Presos concluem cursos na Penitenciária Masculina de Luziânia

Os custodiados da Penitenciária Masculina de Luziânia, concluintes dos cursos profissionalizantes de pedreiro e de fabricação de blocos de concreto, receberam seus diplomas nesta quinta, dia 26, em uma solenidade realizada pela direção do presídio, com direito ao protocolo cerimonial próprio de formaturas acadêmicas e becas.

Os cursos foram ministrados dentro do próprio presídio, pertencente à 3ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), tendo sido iniciados em novembro último, com aulas também durante o mês de dezembro, num total de 160 horas-aulas. Os professores são do SENAI, cedidos para a referida qualificação a partir de parceria da DGAP com aquela instituição.

De acordo com o coordenador da Regional, Josimar Pires, os custodiados formandos tiveram aulas teóricas e práticas, tendo eles, durante o curso, sob orientação dos professores, aplicado as técnicas da profissão em várias frentes de trabalho dentro da UP, como reformas geral dos pátios de banho de sol, sala de visitação íntima, além de reforços da segurança das celas com a instalação de grades de contenção. “Tudo feito pelos próprios presos participantes dos cursos, durante as aulas práticas”, afirma Pires.

Já a prática do curso de fabricação de blocos de concreto ocorreu na própria fábrica de artefatos de concreto instalada dentro do presídio, resultante de convênio da DGAP com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), com investimentos de R$ 120 mil, onde os custodiados têm a oportunidade diária de uma nova profissão.

A fábrica tem máquinas modernas de produção de blocos utilizados em paredes de obras da construção civil, mas também para calçamentos e outros. “Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o funcionamento, montagem e manutenção do maquinário, bem como foram treinados para operá-los”, disse o coordenador regional.