Os Colégios Estaduais Alberico de Araújo Roris e José Nunes da Silva, no município de Valparaíso, estão entre as 22 instituições de ensino da rede estadual incluídas no processo de junção de unidades para o ano letivo de 2020. A medida visa garantir a correta aplicação dos recursos da Secretaria de Estado da Educação e a ampliação da qualidade de ensino-aprendizagem em todo o Estado.
O Colégio Alberico de Araújo, que contava com 314 vagas, atuou em 2019 com apenas 39,1% de sua capacidade máxima, atendendo um total de 123 estudantes. Com a junção, os estudantes foram transferidos pela Seduc para o Colégio Estadual Jardim Oriente, localizado a apenas um quilômetros e 700 metros de distância.
Já o Colégio Estadual José Nunes da Silva, que tinha 980 vagas, recebeu somente 211 alunos, o que representou 21,5% de sua capacidade máxima. Dessa forma, os estudantes foram transferidos para o Colégio Estadual Céu Azul, situado a dois quilômetros de distância. A unificação foi possível porque a unidade de ensino a receber os novos alunos possui capacidade suficiente para a demanda, sem que haja superlotação.
“Nenhuma criança ficará sem vaga”, garante a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. Segundo ela, todas as medidas necessárias foram tomadas para que a qualidade de ensino-aprendizagem não seja prejudicada. “Preciso administrar a secretaria com seriedade, com segurança, com transparência na aplicação dos recursos e tomando as medidas que precisam ser tomadas.”
Das 22 escolas que serão unificadas em todo o Estado, 17 encerraram o ano letivo de 2019 com menos de 50% de ocupação. Os critérios utilizados para a junção das unidades foram técnicos e buscam a otimização de recursos para investimento nas escolas com vagas preenchidas. Todas as unidades que estão absorvendo alunos receberam verbas da secretaria para serem reformadas.
A maioria dos prédios já foi cedida às prefeituras por meio de convênios. Sob gestão municipal, os locais devem acomodar escolas para turmas do Ensino Fundamental I e centros municipais de Educação Infantil (Cmei), seguindo o que determinam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Estadual de Educação (PEE). Algumas unidades irão atender a outras necessidades específicas dos municípios, como na área de segurança pública.
Investimento
Em dezembro de 2019, o governador Ronaldo Caiado anunciou a destinação de quase R$ 27 milhões, dentro do programa Reformar Goiás (Recurso Estadual de Fomento, Organização, Reforma, Modernização e Adequação da Rede), para a manutenção predial e a realização de pequenos reparos na estrutura física de 909 unidades educacionais da rede. “Temos que dar às escolas todos os instrumentos necessários para que possam capacitar e qualificar nossos jovens para o futuro”, afirma o governador.
Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás