O Hospital de Campanha de Águas Lindas está finalizado e será entregue ao Governo do Estado de Goiás nesta semana. A escolha do município foi uma solicitação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que junto ao prefeito de Águas Lindas e presidente da Associação dos Municípios Adjacentes à Brasília (AMAB), Hildo do Candango traçaram medidas para combater a disseminação do coronavírus no Entorno do DF.
A construção teve início no dia 7 de abril e possui 5 mil m². O galpão menor será usado pelos profissionais de saúde. O outro galpão contará com 200 leitos que poderão ser adaptados para unidades de terapia semi-intensiva, 40 leitos funcionarão com respiradores, difusores e bomba difusão para atender pacientes mais graves.
“O Hospital de Campanha de Águas Lindas está pronto e será entregue ao Governo do Estado de Goiás nesta semana. A previsão é que o atendimento seja iniciado entre o dia 10 e 15 de maio”, disse Hildo do Candango.
É importante ressaltar que a unidade receberá somente aqueles pacientes regulados de outras unidades de Saúde. A Prefeitura de Águas Lindas fornecerá três ambulâncias e garantirá exames laboratoriais e de imagem. De acordo com o Ministério da Saúde a gestão do Hcamp de Águas Lindas será de responsabilidade da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.
A previsão é que nesta semana o governo de Goiás conclua a compra dos equipamentos e insumos e realize a contratação de 400 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e outros.
Este Hospital de Campanha atenderá pacientes de pelo menos sete municípios do Entorno: Águas Lindas de Goiás, Santo Antônio, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Luziânia, Cidade Ocidental e Cristalina. Juntos, os municípios têm uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Se necessário, poderá atender pacientes do Distrito Federal.