Hoje reforçamos para a população de Valparaíso de Goiás que o uso de máscaras é uma das medidas de prevenção que limitam a propagação de doenças respiratórias, incluindo o Novo Coronavírus (Covid-19).
Para o enfrentamento da pandemia, o Governo Municipal e sua Secretaria Municipal de Saúde, recomendam a utilização do item de proteção facial sempre que os valparaisenses precisarem sair de casa. O objetivo da iniciativa é evitar a proliferação do vírus na cidade.
Porém, os cidadãos têm que ficar atentos. Porque o uso de uma máscara isoladamente não é suficiente para fornecer o nível adequado de proteção. A medida deve ser combinada com a higiene de mãos e outras ações de preventivas para impedir que mais pessoas sejam infectadas pela doença.
Também é importante não esquecer que a máscara é uma barreira física contra o coronavírus e que precisa seguir algumas especificações.
Confira abaixo uma série de orientações da Organização Mundial da Saúde:
É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face;
A máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém;
Sua máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano;
Também é importante que as máscaras possuam elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto;
Use a máscara sempre que precisar sair de casa;
Chegando em casa, lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de dez minutos.
Assessoria de Comunicação do Governo Municipal de Valparaíso de Goiás