Com a pandemia do coronavírus, iniciativas de startups mostram-se como ferramentas de informação para prestação de serviços no combate à doença. As ações tecnológicas oferecem apoio a pessoas com mais dificuldades. Dessa forma, grupos de risco podem ter acesso facilitado a diferentes serviços.
Pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma) são mais suscetíveis a complicações devido ao coronavírus. Por isso, não podem realizar determinadas tarefas que exigem sair de casa, como fazer compras no mercado.
Vizinho
A Startup Vizinho do Bem é focada para pessoas que querem ajudar seus vizinhos que são de grupo de risco. A ajuda seria por exemplo, ir no mercado para fazer as compras do outro ou até levar o cachorro da pessoa para passear. Para fazer parte é só se cadastrar nesse site: https://vizinhodobem.com.br/vizinho-do-bem/comofunciona/
Fake news
Com o surgimento de casos de novos da Covid-19 em todo o mundo, o número de informações falsas sobre a doença que circula na Internet também cresce e a propagação da desinformação ajuda a criar um clima de pânico. A Ilhasoft é uma startup focada em em inteligência de robôs. A iniciativa desenvolveu um chatbot em parceria com a UNICEF, o HealthBuddy. Ele é focado no combate de fake news sobre o coronavírus. Para saber mais é só acessar https://healthbuddy.info/index.
Compras
Já a Simbio Bag é um app que possibilita o envio de mercadorias personalizadas de varejistas para clientes. Ao enviar, o cliente pode experimentar os produtos antes de decidir o que quer comprar. Por conta da crise, a plataforma está disponibilizando a versão básica de forma gratuita https://www.simbiobag.com
Empresas
Ainda pensando nos impactos que o vírus vem causando na economia as Startups Gama Academy, Octadesk e Ramper criaram o “ Manual de Sobrevivência para PMEs” , o foco deste manual são para empresas de médio e pequeno porte. Dentre os assuntos abordados estão negócios, vendas, atendimento, gestão de Equipes e RH.
Por Julia Webster
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira