Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Em primeiro mês de produção, projeto do Distrito Federal doou mais de mil protetores faciais em 12 hospitais que atuam na linha de frente contra à COVID-19

Um mês após a parceria entre o Thomas Maker, projeto de iniciativa da Casa Thomas Jefferson, e o Laboratório Aberto da Universidade de Brasília, a produção de equipamentos de segurança para o combate à COVID-19 segue a todo vapor! Neste período, mais de mil viseiras foram produzidas e entregues em 12 hospitais que atuam na linha de frente. Entre os beneficiados, estão o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Oftalmológico de Taguatinga (HOT), Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital das Forças Armadas (HFA), entre outros. Com o apoio da Casa Thomas Jefferson no corte das chapas do material PETG, o Laboratório Aberto conseguiu aumentar sua produção de 150 para 250 itens por semana.

Para os organizadores do projeto, o momento é de reforçar laços com a comunidade, validando a iniciativa de cooperar com a causa e contribuindo de maneira comprometida com este momento tão delicado e único como desta pandemia. “Atuar como fazedores que somos, colocando nossa expertise, equipamentos e espaço à disposição para produzir de maneira ágil soluções necessárias para problemas reais, tem total relação como o que acreditamos ser o papel e a missão de um espaço maker, na sua essência. Desejamos ajudar e estávamos ansiosos para tanto”, afirma Soraya Lacerda, professora e coordenadora do Thomas Maker.

Quer apoiar essa iniciativa? Acesse o site www.finatec.org.br/doacao e saiba mais como participar!
Sobre o projeto
Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, o número de infectados pelo novo coronavírus já passa de 100 mil. Com a grande quantidade de novos casos, as internações dispararam e os hospitais sofrem com a falta de estoque de equipamentos de segurança. Para minorar este cenário, a Universidade de Brasília (UnB) criou, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), um projeto de produção e distribuição gratuita de protetores faciais, conhecidos como Face Shields. A Casa Thomas Jefferson une forças à iniciativa de produção com a tecnologia já utilizada em seu espaço Maker, localizado na unidade da asa norte, ao produzir um dos componentes da máscara utilizando uma cortadora a laser.
A produção do equipamento de segurança (EPI) ocorre no Laboratório Aberto de Brasília, orientada pela professora de Engenharia de Produção da UnB e coordenadora do projeto, Andréa dos Santos. No local, a equipe produz o suporte da máscara em impressora 3D e finaliza o equipamento com a peça transparente (feita de material PETG), produzida e cortada a laser no laboratório do Thomas Maker, na Casa Thomas Jefferson. Todo o processo segue as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

SERVIÇO:
Laboratório Aberto de Brasília
www.laboratorioaberto.com.br
 
Thomas Maker
www.thomas.org.br/makerspace
 
Para doações de matéria prima contatar diretamente a FINATEC:
Email: doacaovida2020@finatec.org.br 
Site: www.finattec.org.br/doacaowww.finattec.org.br/doacao
Sobre a Casa Thomas Jefferson – A Casa Thomas Jefferson é um Centro Binacional Brasil-Estados Unidos sem fins lucrativos, fundado em 1963. Com o objetivo de promover um intercâmbio cultural, a escola se tornou uma das referências no ensino de língua inglesa em Brasília. Em mais de cinco décadas de atuação, a instituição construiu sua tradição com o diferencial de unir educação e cultura para promover experiências singulares que impactam e transformam a vida das pessoas, criando oportunidades para evolução pessoal, social e profissional. Hoje são seis unidades por todo o Distrito Federal, além de parcerias com conceituadas escolas e a nova expansão em Uberlândia/MG. 
 
Serviço:
Casa Thomas Jefferson
SEPS 706/906 – Conjunto B CEP: 70390-065
Asa Sul – Brasília, DF
Telefone: (61) 3442-5501
Site: www.thomas.org.br 
Facebook: www.facebook.com/CasaThomasJefferson
Instagram: www.instagram.com/ctjonline/