Diante da pandemia ocasionada pelo novo Corona Vírus, muitas pessoas têm sido prejudicadas com a suspensão de serviços públicos presenciais. Rômulo dos Santos* não conseguiu ser atendido no cartório quando precisou de uma certidão negativa criminal para admissão em um novo emprego. Desesperado, buscou ajuda da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), por meio do atendimento virtual do Núcleo de Assistência Jurídica de Execuções Penais (NEP), e conseguiu, em poucas horas, resolver o seu problema.
A assessora do NEP, Claudonilda Francisca de Pontes, conta que o rapaz, que já havia cumprido toda a pena de prisão domiciliar, estava muito nervoso com a possibilidade de perder a vaga do emprego. “Ele já havia cumprido toda a pena desde abril do ano passado, com sentença de extinção de punibilidade. Ocorre que a Vara de Execuções das Penas em Regime Aberto (Vepera) não havia dado baixa no processo e, por conta dessa pendência, ele não conseguia tirar a certidão de nada consta, indispensável para admissão no novo emprego”, explica.
Prontamente, a Defensoria entrou em contato com o diretor de Secretaria da Vepera e conseguiu resolver a situação no mesmo dia. Rômulo contou que, com o processo finalmente arquivado, conseguiu entregar toda a documentação na empresa e começou a trabalhar na última segunda-feira (11). “Agradeço às pessoas que não mediram esforços para me ajudar quando mais precisei. Parabenizo a Defensoria Pública do DF pelo belo trabalho. Graças à competência do órgão, eu e minha família estamos seguros agora”, disse o rapaz.
Se você também precisa de atendimento da Defensoria Pública durante o período de distanciamento social, entre em contato por meio dos canais virtuais da instituição, via aplicativo de mensagem ou formulário online. Acesse: http://www.defensoria.df.gov.br/atendimento-virtual/
*Nome fictício para preservar a identidade do assistido