Séculos e séculos foram necessários para que as mulheres pudessem alcançar os bancos escolares. Na ciência, então, isso era inimaginável. Mas houve quem foi à frente de seu tempo e tomou seu lugar na história, abrindo caminho para todas as mulheres.
Pensando na importância disso, na próxima segunda-feira, 6/7, às 18h, pelo Insta @objetivo_oficial, as professoras de Química, do Curso e Colégio Objetivo de São Paulo, Márcia Lopes e Gabriela Toti, apresentarão um mega tema aos internautas: “A História das Mulheres na Ciência”. Serão abordados assuntos como:
A Ciência e as Mulheres;
Breves biografias de cientistas que se destacaram no meio, como Marie Curie, polonesa, que foi a primeira mulher a concluir o curso de Física na Universidade de Sorbonne e que conquistou um Nobel de Física e outro de Química; e Lise Meitner, física austríaca que descobriu a fissão nuclear, isto é, a semente da bomba atômica. Infelizmente, por ser mulher, judia e viver à época do Nazismo, não teve seu trabalho reconhecido.
No Brasil, os destaques também brotaram; E muito! Bertha Lutz e Nise da Silveira são belos exemplos da luta da mulher por seus direitos na sociedade. Bertha, bióloga e filha do famoso médico Adolfo Lutz, foi ícone nesta batalha que, até hoje, persiste.
Igualmente a ela, Nise da Silveira, psiquiatra, incansavelmente, inovou o tratamento de doenças mentais, principalmente no que diz respeito às atrocidades cometidas em manicômios.
Essas e outras histórias poderão ser acompanhadas na live que o Objetivo preparou. Não dá para perder!