No último dia 07 de junho foram iniciadas as obras de restauração no Parque Vivencial do Gama. Trata-se de uma demanda antiga da população gamense, que sempre gostou de utilizar o local para praticar esporte e lazer.
Serão Implementados dois Pontos de Encontros Comunitários (PECs) e um parquinho infantil, próximo ao campo de futebol; as quadras poliesportivas serão revitalizadas; terá maior arborização com a plantação de novas árvores; e será feita a instalação da iluminação dos campos e pista de cooper.
No dia anterior ao início das obras, estiveram presentes no parque para conhecer o relatório de vistoria e o plano de execução de revitalização produzido pela Novacap, o Deputado Distrital Daniel Donizet, a Secretária de Esporte Celina Leão, o presidente da Novacap Fernando Leite e a administradora do Gama Joseane Feitosa.
Para o advogado, servidor público e ambientalista Juan Ricthelly, a revitalização do Parque Vivencial chega em boa hora, mas não podendo esquecer sobre a preservação da área. Ele afirma que uma de suas preocupações são os campos de murundus, que é um tipo de vegetação típica do cerrado.
“A função ecológica do parque é abastecer a bacia hidrográfica da região, então quando chove muito ele encharca, a água sobe na superfície em algumas partes dele e na época da seca ele vai baixando devagar e vai alimentando as nascentes da região. Algumas coisas foram feitas ignorando isso, e esse é um dos motivos daquele parque ser ecológico, que é para preservar os campos de murundus”, completou o ambientalista.
A princípio a obra de revitalização não tem previsão de término.