Transformar o mundo por meio de políticas públicas é o objetivo do projeto Lobby Social. São professores e jovens profissionais que atuam de maneira pro bono para atender grupos vulneráveis e ajudá-los a superarem problemas públicos que demandam um apoio especializado.
Os voluntários recebem orientação sobre formulação de políticas públicas e de relações institucionais para ir a campo, compreender nas comunidades os problemas sociais enfrentados e propor soluções políticas aos governos.
O projeto traz importantes impactos sociais. Além do auxílio a grupos vulneráveis e melhoria de políticas públicas, os colaboradores recebem mentoria e ganham experiência profissional na execução e na gestão de projetos de relações governamentais para incluírem em seus currículos, e, claro, a educação cidadã de participação social.
“Iniciado em Brasília há dez meses, o projeto já firmou convênio com instituições para ampliarem a atuação para os estados de Goiás e de Santa Catarina, multiplicando a metodologia e o propósito de transformar o mundo, para melhor, pelo lobby”, afirma Eduardo Galvão, mentor do projeto.
Para os alunos do MBA em Políticas Públicas do Ibmec Brasília, o projeto trará ganhos para a carreira e também vivências no contexto social. Segundo a aluna Raquel Robaert, “o trabalho desenvolvido pelo Lobby Social veio preencher uma lacuna, também, no exercício da atividade de relações governamentais. É um espaço de troca, de aprendizado e, principalmente, de crescimento profissional. Uma oportunidade valiosa para quem ainda está em começo de carreira como eu”.
O aluno do MBA em Políticas Públicas, Gustavo Emmanuel de Castro, explica que “o ensino aplicado e a relação com mentores e colegas tem sido muito proveitoso. Além disso, o projeto promove o desenvolvimento humano e tem fácil replicabilidade. Promissor para a área de impacto social.”
O projeto do Pensar RelGov tem como parceiros o Ibmec Brasília, o Instituto de Relações Governamentais (Irelgov) e a startup Sigalei. A iniciativa é realizada pelos professores Ricardo Caichiolo, Juliano Griebeler e Eduardo Galvão. As atualizações sobre o andamento desta iniciativa serão divulgadas quinzenalmente e ficarão disponíveis em www.lobbysocial.com.br .