A pandemia resultou em diversas soluções para a continuidade do processo de aprendizado. Quando este momento passar, será que esses novos formatos permanecerão em uso? Com o objetivo de discutir os impactos deste momento na educação, a Casa Thomas Jefferson, em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, convida líderes e especialistas da área educacional para compartilhar com o público insights sobre tópicos relevantes e atuais. O conteúdo – oferecido em formato de lives, talks, cursos e palestras onlines – é inteiramente gratuito e estará disponível via link no aplicativo Zoom e na página http://futured.thomas.org.br/.
Confira a programação:
Nos dias 11, 18 e 25 de agosto, sempre às 19h, um minicurso discute sobre as escolhas na educação bilíngue. Ministrado pela professora de Bilinguismo e Educação Bilíngue do Instituto Singularidades, Maria Teresa Aranda, o evento aborda os princípios e concepções nas escolhas curriculares e de que maneira elas impactam na integração da língua inglesa em diferentes áreas do conhecimento. A partir de alguns questionamentos, a especialista propõe um diálogo reflexivo sobre as possibilidades no contexto de cada participante.
Já no dia 19, às 18h, o professor universitário e co-autor de dois livros best sellers, John Spencer, compartilha com o público projetos maker, com o objetivo de discutir o pensamento divergente no aprendizado virtual. No dia 20, às 19h, o talk Reconstruindo comunidades de aprendizagem em ambientes digitais aborda as mudanças da educação como consequência do ensino remoto. Ao explorar a internet como ferramenta de pesquisa e as mídias sociais como ferramenta de comunicação, a palestra levanta soluções para reiterar o aprendizado em sala de aula por meio do ensino à distância. O evento será guiado pelo educador e pesquisador Nico Chen.
No dia 26 de agosto, às 16h, a pesquisadora Mariléa de Almeida participa do Talk “Vozes insurgentes: feminismos negros do Brasil e dos Estados Unidos”, com o objetivo de apresentar como as vozes de feministas negras redimensionaram o próprio feminismo, alargando a noção de justiça social. Mariléa é doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em 2015, realizou doutorado na Universidade de Colúmbia, em Nova York, cuja pesquisa deu foco à experiência dos feminismos negros estadunidenses entre as décadas de 1980 e 1990. É autora do prefácio da edição brasileira do livro Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra, sobre a feminista estadunidense Bell Hooks, publicado em 2019, pela editora Elefante.
Quem encerra a programação do mês é o mestre em Linguística Aplicada, Luiz Otávio Barros. Atuante na área de English Language Teaching (ELT) há 30 anos, o profissional falará, ao lado de Isabela Villas Boas, doutora em Educação e gerente corporativa acadêmica da Casa Thomas Jefferson. O talk O futuro é agora: um outro olhar sobre inclusão em ELT pretende ampliar discussões sobre o tema, cada vez mais necessário.
“Esperamos que essas sessões virtuais, que acontecerão como parte de um esforço conjunto entre centros binacionais por todo o país, possam auxiliar educadores, estudantes e instituições de ensino públicas e privadas a enfrentarem, não só os desafios apresentados pela pandemia, como os que virão depois dela. Nosso objetivo é promover diálogos que incentivem a inovação, a colaboração e que beneficiem a comunidade em geral”, afirma Lucia Santos, Diretora Executiva da Casa Thomas Jefferson.
O Projeto FuturED – O Futuro da Educação segue com eventos até novembro deste ano.Acompanhe as redes sociais da @casathomasjefferson e o site https://thomas.org.br/ para a programação completa e outras informações.