Foram reabertos depois de passarem por reforma o Centro de Abastecimento Farmacêutico e o Laboratório de Nutrição Enteral do Instituto Hospital de Base de Brasília. A inauguração oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (6).
A farmácia foi ampliada e recebeu equipamentos para armazenamento adequado dos remédios a serem usados em pacientes da instituição. A intervenção custou R$ 2,4 milhões — 90% custeado pelo Ministério da Saúde e 10% pela Secretaria de Saúde do DF.
O departamento é responsável pelo armazenamento e pela distribuição de medicamentos e outros materiais médicos na unidade.
O laboratório de nutrição também recebeu melhorias. A área é responsável pelo preparo de refeições líquidas para pacientes com necessidades especiais de alimentação, que é administrada por sonda. A reforma custou R$ 240 mil, recurso proveniente de emenda parlamentar. De acordo com a Secretaria de Saúde, 90 pacientes são atendidos pelo laboratório — antes da reforma, eram 50.
A manipulação da nutrição enteral estava sendo preparada em outros hospitais. “Agora, temos uma estrutura dentro do hospital que cumpre toda a legislação sanitária e todas as normas de segurança para fazer a manipulação de maneira adequada”, explicou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante a inauguração das estruturas nesta manhã.
O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade hoje e destacou o aumento da capacidade do instituto. “Desde que foi criado, foram contratados 700 profissionais e reabertos 107 leitos de UTI. Há hoje 11 salas cirúrgicas em funcionamento, o que aumenta muito a quantidade de pacientes atendidos.”