A parceria entre o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), instituição que integra a Cruzeiro do Sul Educacional, e a Defensoria Pública do Distrito Federal, completa um ano neste mês de setembro. A parceria é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições e oferece atendimento gratuito para a comunidade. O convênio já ajudou na resolução de mais de 150 casos e dispõe de alto percentual na resolução de conflitos.
Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas do UDF, alunos da Instituição realizaram estágios no Programa de Interação Acadêmica, que é desenvolvido pela Escola de Assistência Jurídica (Easjur), que por sua vez, é ligada ao Núcleo de Iniciais da Defensoria Pública do DF. As atividades são supervisionadas por professores do Centro Universitário.
A professora Fernanda Santos Sampaio Santoro, docente de Direito do UDF, indica o êxito na resolução de conflitos recebidos e o conhecimento prático adquirido pelos alunos na atuação junto ao público hipossuficiente, mister da Defensoria Pública. “O programa possibilita por todos os meios pedagógicos, o conhecimento dos alunos acerca dos diversos atendimentos práticos que permitem o desenvolvimento e aplicação dos conceitos recebidos na teoria. Dessa forma, oferecemos especializado atendimento às pessoas que precisam do Acesso à Justiça e não podem arcar com custas processuais e honorários advocatícios. Além disso, é uma forma de capacitar ainda mais os estudantes para o exercício da advocacia colaborativa, da cidadania, de modo a compreender a vivenciar os dramas humanos”, avalia a docente.
Segundo o NPJ do UDF, só no segundo semestre de 2019 houve 94% de êxito na resolução dos conflitos. Já no primeiro semestre deste ano, mesmo com a pandemia de COVID-19, o percentual foi de quase 70%.
Ao todo, foram mais de 150 casos trabalhados, que proporcionaram a pacificidade e a oportunidade de utilizar a voz como meio de exercício da justiça. Ainda segundo a professora do UDF, a atividade proporciona a humanização do atendimento e da própria satisfação do assistido, bem como indica aos estudantes o caminho prático de concretização do acesso a uma ordem jurídica justa por meio de alternativas de solução adequada de controvérsias.
Roberta Mendes Fonseca, aluna do UDF, e que participou do programa no segundo semestre de 2019, credita à vivência na Defensoria a confiança na mediação como meio de solucionar conflitos.
“Aprendi bastante com as histórias das pessoas e percebi a importância da mediação para atender a população mais carente e viabilizar de forma rápida e benéfica uma solução para os problemas delas. Acredito muito na solução de conflitos por meio da mediação e os momentos que presenciei na Defensoria percebi isso”, comenta.
Entre os casos de pequenos conflitos passíveis de soluções via mediação, Roberta cita o exemplo de casais que não sabem como se divorciar ou acertar a pensão alimentícia, a partilha de bens ou outra desinteligência dessa natureza.
Por sua vez, a Defensora Pública do Distrito Federal, por meio da Dra. Maria José de Nápolis, avalia que a parceria mostra o sucesso e a importância da interação entre o Poder Público e a academia, em um contexto de harmonização do sistema de Justiça.
“A Defensoria Pública do Distrito Federal e o Núcleo de Prática Jurídica do UDF fazem um trabalho de suma importância aos assistidos. Não somente de prestação do serviço jurídico aos hipossuficientes, mas de proteção à dignidade humana e fomento ao direito à felicidade”, diz.
ATENDIMENTO DISPONÍVEL
Devido ao cenário de pandemia, foram iniciados atendimentos virtuais em menor escala como: marcação de audiências, análise de processos e petições, resolução de conflitos, ajuizamento de ações e atendimento para resolução de dúvidas pertinentes a imbróglios jurídicos.
O programa de atendimento jurídico do NPJ é voltado a comunidades carentes e, via atendimento remoto, oferece serviços jurídicos essenciais de forma gratuita.
Os interessados no atendimento devem entrar em contato com o NPJ do UDF, pelo número de WhatsApp e/ou endereço de e-mail a seguir: (61) 99982-3166 e coordenacaonpjudf@gmail.com
SERVIÇO
Atendimento tele presencial do NPJ do UDF:
Entre em contato pelo WhatsApp: (61) 99982-3166
Ou e-mail: coordenacaonpjudf@gmail.com
###
Sobre o UDF – Criado em 1967, o Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) é a primeira instituição particular de ensino superior da capital do Brasil. Instituição tradicional no ensino de Direito, o UDF conta também com cursos respeitados na área de negócios, da saúde e de tecnologia, além de oferecer cursos de pós-graduação lato e stricto sensu, e programas de extensão voltados à comunidade externa. Ao todo reúne mais de 16 mil alunos e integra a Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba e Londrina /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.udf.edu.br
Agência de Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional |