Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Presidente da associação comercial do Gama fala sobre a evolução e desafios do comércio local nestes 60 anos de existência

O Gama está completando 60 anos neste mês e está em constante desenvolvimento. A cada dia que passa, a cidade cresce mais junto aos moradores, comerciantes, empresários e a associação comercial. A consolidação do comércio é a principal atividade econômica, e estão presentes faculdades, bancos, indústrias, redes de academia, farmácias, supermercados, entre outros. 

Além disso, centros clínicos chegaram até a cidade trazendo mais opção para os moradores. Mas também, não podemos esquecer quem já estava fortalecendo o comércio local e permaneceu diante das dificuldades em manter um empreendimento aberto.

O diretor-presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Gama (ACEIG), Manuel Farinha, conta que o comércio tem movimentado 7 mil empresas e que empresários estimam que cerca de 400 mil pessoas frequentam o Gama por dia por dia, vindas de cidades do Entorno,  transformando a cidade em polo econômico e geográfico.

Antes, centralizado apenas ao Setor Central, o comércio tem expandido à novas áreas da cidade ao longo desses anos, “o Setor de Indústria do Gama foi transformado em área mista, possibilitando a incorporação de empreendimentos comerciais e habitacionais, também possui o Setor de Múltiplas Atividades (SMA) onde contará com aproximadamente 500 empresas, quando concluído”, acrescentou Manuel.

Sobre a pandemia da Covid-19, o presidente da associação conta que o setor mais afetado foi o de alimentação. Ele destaca que, mesmo com o aumento do seguimento de entrega de comida por aplicativo, alguns bares e restaurantes foram obrigados a fechar as suas portas por conta da queda do consumo, gerando demissões de trabalhadores do setor.

Abaixo, Manuel Farinha conta os esforços que estão por vir e que serão implementados para auxiliar o empresário a passar por esse momento. Além disso, ele destaca o trabalho incansável para melhorar o comércio do Gama, confira:

“Para tentar ajudar na recuperação do setor, a ACEIG tem exercido um papel muito importante como ponte entre governo e lojistas. Ações de conscientização e incentivo as compras, principalmente, ao consumo local, sem deixar de lado a preocupação e os cuidados que o momento exige.

Teremos o desafio de ajudar as empresas a voltarem a crescer e os profissionais a se realocar no mercado. Para isso, estamos desenvolvendo campanha de incentivo ao comércio local e vamos contribuir com a inovação em produtos e serviços. Também disponibilizaremos cursos à distância, provavelmente sem custos. Trabalhando em várias frentes para contribuir com a saúde da população e financeira das empresas.

Linha de crédito com taxas mais baixas também está no nosso escopo de medidas criadas para ajudar o empresário gamense a passar por este momento difícil de uma forma menos dolorosa.

Disponibilizamos orientação jurídica e contábil gratuita aos nossos associados. Auxiliando nas questões legais relativas ao momento provocado pelo novo coronavírus.

Estamos lançando os classificados ACEIG, uma maneira para impulsionar os negócios, anunciando gratuitamente produtos e serviços, uma campanha para contribuir com as empresas associadas no enfrentamento da crise.

Lançamos a campanha ‘Faça parte da ACEIG – apenas R$ 1 por dia’, microempreendedores (MEIs), micro e pequenas empresas são o foco da ação. O objetivo é possibilitar que pequenos negócios consigam-se associar, conhecer a força do associativismo a aproveitar benefícios exclusivos que a entidade oferece”.

– Manuel Farinha, diretor-presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial do Gama.