A poucos quilômetros de Brasília, a cidade de Águas Lindas de Goiás, município goiano com cerca de 200 mil habitantes, cresceu aceleradamente e com pouco planejamento em 23 anos de emancipação. Novos projetos urbanos, no entanto, tem trazido um novo cenário para a cidade e proporcionando, assim, mais qualidade de vida para seus moradores.
É o caso do loteamento Jardim do Éden, bairro planejado que está sendo implantado na região central da cidade, onde no passado era um vazio urbano e destino de entulho. Hoje, os 440 mil metros quadrados estão recebendo casas, ruas amplas, avenida dupla, áreas comerciais e, futuramente, deve abrigar mais de 1,2 mil famílias de forma ordenada. A terceira etapa, com 198 lotes, será lançada em 17 de novembro com tabela promocional e por tempo limitado.
“O Jardim do Éden agrega valor não só para os bairros vizinhos, mas para toda a cidade que ganha uma ocupação planejada com toda infraestrutura necessária para proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os futuros moradores do bairro e demais setores ao redor”, avalia o empreendedor Rodrigo Lima, um dos sócios do empreendimento.
As grandes quadras foram planejadas para acolher os moradores que terão ruas de circulação exclusivas para pedestres, facilitando o acesso a pé entre as casas. Os empreendedores também implantaram no bairro uma praça, maior equipamento de lazer já entregue na cidade. A Praça Viviane de Sousa Viana, que possui 10 mil m², conta com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, espaço de convivência, paisagismo, pista de skate, brinquedos infantis entre outros itens. O local também já se converge para um novo ambiente onde poderá ocorrer festivais e eventos comunitários, inclusive de moradores de bairros vizinhos.
A primeira etapa já foi entregue com infraestrutura completa como asfalto, energia elétrica, iluminação pública, água tratada, rede de esgoto e galeria pluvial. A segunda etapa fica pronta em junho de 2021. Outros diferenciais desse projeto estão no paisagismo do bairro que está sendo entregue aos moradores, e na pavimentação das ruas que estão sendo feitas com asfalto CBUQ, também conhecido como asfalto quente. “Entre outras coisas, o asfalto usinado a quente proporciona cerca de 30% mais resistência e durabilidade que o asfalto convencional”, explica a gerente de produtos do empreendimento, Ana Paula Nomura.
O empresário Rodrigo Lima, disse ainda que tudo foi construído com a qualidade primada pela incorporadora que tem grandes obras por todo o Estado e mais de 40 anos de dedicação ao desenvolvimento de espaços públicos. Além dos serviços já oferecidos nos bairros vizinhos, as famílias terão ainda oportunidade de desenvolver o empreendedorismo no próprio bairro, para atender a demanda da população aproximada de 5 mil pessoas que ali devem morar.
“Esse é o princípio sustentável que vem sendo adotado nos grandes centros para favorecer a qualidade de vida: viver, morar e trabalhar no mesmo local. As áreas comerciais têm a finalidade de atender as necessidades dos moradores, criando no mesmo local, serviços, emprego e renda”, afirma Lima. Ele esclarece que ao todo, o bairro contará com 1.282 lotes, entre residenciais e comerciais, perfazendo o total de quatro.