O ano de 2020 na educação foi marcado pelo distanciamento social e a maneira rápida com que as escolas de todo o mundo tiveram que se adaptar para garantir um ensino de qualidade para os alunos. Câmeras com microfone para transmissão e captação de áudio dos professores e dos estudantes. Essa é a nova realidade da maioria das escolas no Brasil no retorno às aulas presenciais. Para garantir a segurança e bem-estar de alunos, professores e colaboradores, o Colégio Sigma, em 2020, adotou o modelo de ensino híbrido. Enquanto uma parte da turma assiste às aulas presenciais, a outra acompanha remotamente, em sincronia. As famílias, junto com os alunos, podem escolher entre permanecer no ensino remoto ou voltar a frequentar as aulas presenciais.
O ensino híbrido vai além da ideia de promover um distanciamento entre os alunos e evitar aglomerações. A metodologia visa potencializar o desenvolvimento do estudante, bem como o processo de aprendizagem, aliando os métodos presenciais com o online. “Existe uma maior integração com as novas tecnologias e ferramentas para garantir sucesso no aprendizado, além do desenvolvimento de conexões e habilidades sociais e intelectuais, os alunos são protagonistas no seu processo de aprendizagem, o que configura como uma metodologia ativa. Nada substitui a interação entre os professores e os alunos, mas percebo que ganhamos mais ferramentas para facilitação do aprendizado”, afirma Glaucia Brito, coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Sigma.
O modelo, que já era considerado por especialistas como uma das maiores tendências para educação do século 21, ganhou mais notoriedade com a pandemia e o Sigma conseguiu realizar essa mudança com agilidade. Liliana Antunes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais, conta que os professores vêm, a cada dia, se reinventando e buscando meios criativos para auxiliar na aprendizagem dos alunos. “Nós estamos sempre em busca de novas plataformas online que permitam aplicar e revisar os conteúdos que estão sendo estudados em sala de aula, por meio de desafios e situações problemas para que o aluno possa criar suas próprias soluções”, afirma.
Isabella Nogueira, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ressalta que rotina e um plano de estudo são essenciais no processo de aprendizado dentro do modelo híbrido. “O principal objetivo é fazer com que o estudante busque pelo conhecimento de forma mais interativa e personalizada em envolvimento com as tecnologias digitais, mediado pelo olhar atento do professor durante todo o processo.”, afirma. “Dessa forma eles terão um aprendizado mais colaborativo e completo”.
Guia de rotina e orientações
Para auxiliar os professores e garantir uma aprendizagem de qualidade para todos os alunos, o Sigma também disponibilizou o Guia de Rotina e Orientações para Colaboradores. O documento conta com diversas dicas para os professores sobre como interagir ao mesmo tempo com o grupo presencial e com o que está em casa, além de passar informações técnicas sobre os equipamentos. “Os nossos professores também estão contando com o apoio de um mediador em sala de aula. Eles ajudam a sanar as dúvidas dos alunos que estão no presencial com os docentes que estão transmitindo aula de casa”, conta Carol Darolt, Diretora Pedagógica da 912 Sul.