Frente ao momento atípico que o mundo enfrenta por conta da pandemia da COVID-19, estudantes têm apostado no ensino a distância não só como forma de manter o distanciamento social, mas de seguirem focados em seus objetivos de vida. E é diante desse novo cenário da educação, que o professor Dr. Carlos Fernando Araújo Júnior, Pró-Reitor de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Virtual, avalia que a Educação a Distância (EAD) virou protagonista na capacitação de inúmeros profissionais para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que demanda agilidade.
De acordo com o último censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 76,3% dos adultos entre 26 e 40 anos, já preferiam cursos a distância em 2019, o que significa aproximadamente 9 milhões de alunos na modalidade digital no Brasil. Estima-se que durante a pandemia mais de 1 bilhão e 600 milhões em todo o mundo migraram para opções EAD.
“A educação a distância (EAD) ganhou força nos últimos anos e tem se tornado protagonista na vida de milhões de pessoas que desejam investir na carreira sem abrir mão da flexibilidade e da facilidade de acesso ao aprendizado. Além disso, o EAD é opção para quem quer otimizar tempo e ainda garantir reconhecimento no mercado de trabalho”, explica o professor e Pró-Reitor Carlos Fernando Araújo.
Segundo o especialista, a pandemia se tornou uma oportunidade de derrubar preconceitos e mostrar os diversos benefícios dessa modalidade, como o modelo EAD 4.0 da Cruzeiro do Sul Virtual, que conta com encontros presenciais e virtuais, e que será uma tendência no pós-pandemia. “Esse momento de distanciamento social oportunizou a educação para características positivas, com novos significados e adaptações. O EAD 4.0, por exemplo, tem como objetivo unir os dois mundos com aulas 100% on-line e encontros presenciais e veio para proporcionar momentos em que o aluno estuda de forma remota, mas ainda possui o contato com professores e colegas de classe”, analisa Araújo.
Para o especialista, para que isso seja possível, o aluno do EAD, por si só, já dispõe de um perfil diferenciado, e com os novos cenários da educação ocasionados pela pandemia, é importante conhecer quem é o aluno atual e do pós-pandemia. “Quem ingressa no EAD, entende que a modalidade exige disciplina, autonomia, proatividade, organização e muita responsabilidade, e vem atender a um perfil de aluno mais centrado e que busca sua constante capacitação, características exigidas pelas empresas e para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, reforça o especialista.
O professor explica que com as mudanças das relações de trabalhos e o aumento exponencial do home office, o mercado de trabalho passou a exigir também um novo perfil corporativo, e no pós-pandemia, isso ficará cada vez mais forte. “É um novo mundo da educação à distância. Ela veio para ficar e preparar esses profissionais com protagonismo, liderança, boa comunicação, organização, iniciativa e pensamentos crítico para o mercado”.
Por esse motivo, Carlos Fernando Araújo reúne, por fim, as principais características do aluno preparado para viver o momento no pós-pandemia:
- Disciplina: ser uma pessoa disciplinada ajuda bastante na conquista do diploma em um curso a distância. Ter a liberdade de montar seu próprio cronograma de estudos é sim algo muito vantajoso, mas isso não terá o mínimo efeito se o aluno não estiver disposto a seguir firme no seu propósito.
- Organização e autonomia: essas características também têm tudo a ver com o perfil do aluno EAD. Afinal, como montar uma boa rotina e segui-la com responsabilidade se a pessoa não for organizada e não tiver autonomia?
- Protagonismo: ser protagonista é ser o personagem principal da sua narrativa. Esse aluno não apenas absorve conteúdo, mas também agrega. Pesquisa informações, expõe ideias, debate e cria.
Para saber mais sobre as mais de 130 opções de cursos de graduação a distância oferecidas pela Cruzeiro do Sul Virtual, acesse: https://www.cruzeirodosulvirtual.com.br/graduacao
###
Sobre a Cruzeiro do Sul Virtual – A Cruzeiro do Sul Virtual é a marca que oferta por meio de sete Instituições certificadoras – Universidade Cruzeiro do Sul, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Universidade de Franca (Unifran), Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Centro Universitário Braz Cubas e Universidade Positivo – cerca de 300 opções de cursos a distância, entre graduação, formação de professores, técnicos e cursos livres, em mais de mil polos espalhados pelo país e um no Japão. São 19 anos atuando no ensino a distância, sendo que hoje possui mais de 200 mil alunos nessa modalidade. A marca integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.cruzeirodosulvirtual.com.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.