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Mergulhado no setor automotivo, empresário almeja crescimento de emplacamentos Mercosul

Diferentes são as histórias que inspiram e promovem o empreendedorismo no Brasil. Nem sempre por princípios de sonhos ou desejos, mas sim dificuldades e necessidades. Em 1996, após tomar um golpe no mercado em uma empresa de autopeças e ficar com uma mão na frente e outra atrás, Hudson Barreto, CEO e fundador da Mr. Easy Auto, forçadamente iniciou sua jornada como empreendedor.

 

Na época, foram duas as motivações do empreendedor para seguir em frente: a revolta de nunca passar por aquela situação novamente e a necessidade de fazer acontecer, ganhar uma renda e colocar comida na mesa.

 

“Todos os funcionários ficaram sem trabalho da noite para o dia, aquilo me revoltou. Decidi que jamais passaria por aquilo novamente e principalmente, se eu conseguisse consolidar meu negócio, nunca faria nada parecido com nenhum colaborador meu. Sai na rua para vender autopeças, mesmo sem nunca ter vendido nada até o presente momento”, explica o empresário.

 

Hudson ainda conta, que os primeiros meses foram determinantes para o sucesso de sua jornada, uma vez que, sua garra e propósito durante aquele período, fizeram que ele se desenvolvesse e descobrisse seu talento não só para as vendas, mas também, para empreender.

 

“Foi durante esse período que adquiri grande parte do conhecimento que tenho hoje. Estar na linha de frente foi realmente fundamental para a visão e para os modelos de negócios que tenho hoje em dia. Por isso, um dos principais desafios que nós temos hoje, é encontrar pessoas que lutem e trabalhem pelos seus sonhos e também da empresa, para estarem juntos com a gente”, conta Hudson.

 

Perspectiva no emplacamento Mercosul!

 

Já consolidado no segmento automotivo, o empreendedor enxergou mais uma possibilidade de crescimento: o emplacamento Mercosul. Instaurada em 2020 pela Resolução 780/19, as placas Mercosul hoje são obrigatórias em veículos 0km e com transferência de município.

 

Em meio ao caos da pandemia, nasceu a Mr. Easy Auto: um modelo de negócios para trazer rapidez e qualidade quando se fala do emplacamento Mercosul. Hudson reuniu 20 parceiros que consolidaram as então 37 unidades que hoje representam a Mr. Easy Auto no estado de São Paulo.

 

“Nós auxiliamos e planejamos todas as lojas para conseguir atender às demandas e as necessidades do consumidor. Além de realizar treinamentos para os funcionários destes locais, ensinando sobre o método de emplacamento, também orientávamos sobre as etapas que esse processo passa, a fim de deixar essas lojas capacitadas para dar todo o suporte e auxílio para o consumidor em um processo burocrático e muito vezes chato”, conta Hudson.

 

A ideia da empresa é que após a validação no Detran, o consumidor poderá levar o documento licenciado juntamente com a CNH e realizar o emplacamento em um serviço que demora somente 15 minutos. Esse mesmo processo realizado de outras formas costuma demorar vários dias, além de deixar o cliente totalmente refém sobre o que está sendo feito. Na plataforma Mr. Easy Auto o proprietário tem toda a assessoria e orientação.

 

“Percebemos uma demanda do consumidor, mas, muito além disso, sentimos que a população não estava sendo devidamente orientada sobre como fazer esse emplacamento e porque fazer. São muitas dúvidas e existem produtos no mercado paralelo sem durabilidade”, explica o empresário.

 

Além disso, o projeto do empreendedor destaca a qualidade das placas expostas no mercado. Muitas apresentam um material de má qualidade, sem os devidos testes de temperatura e dureza do alumínio, causando problemas técnicos que podem ir de um desgaste causado pelo sol ou enchente, ou até mesmo uma apreensão do veículo.

 

“Faz parte do nosso objetivo reeducar a população de que a placa Mercosul chegou para trazer benefícios para o consumidor, não somente na agilidade, mas também na qualidade. Aqui nós trabalhamos com um material mais puro, utilizamos a película 3m, dando garantia de até cinco anos para o consumidor. A concorrência não garante tempo e muitas se deterioram com seis meses”, ressalta Hudson.

 

Até hoje, Hudson conta que já investiu um valor em torno de 4 milhões de reais, e que até agora, já arrecadou de lá para cá 7 milhões de reais. “Hoje nosso carro chefe é a consultoria que oferecemos para as empresas e empresários. Na Mr. Easy por exemplo, reunimos diversos líderes e donos de negócios. Só nesse projeto, investimos mais de R$ 350.000,00, mas com o trabalho e a dedicação de que rodaremos 25% das placas de São Paulo em nossa plataforma online”, conclui Barreto.