Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, realizou duas paradas ecológicas com distribuição de kits de material educativo, adesivos e mudas do Cerrado, nos dias 4 e 5 de junho. Os eventos, integrados com as prefeituras de Abadiânia e Alexânia – municípios que fazem parte do entorno do reservatório – e as corporações da Polícia Militar, fazem parte do calendário de ações voltadas para a preservação ambiental da região.
Moradores e visitantes que passaram pelos locais das blitzen ecológicas nas estradas de acesso ao lago, receberam orientações sobre os cuidados da área de preservação permanente (APP), prevenção da Covid-19, e ainda levaram para casa mudas de espécies nativas destinadas à recomposição florestal. Outras atividades estão inseridas na programação da Semana do Meio Ambiente nessas cidades, envolvendo escolas e a população como um todo.
A Parada Ecológica realizada em 4/6 foi a primeira atividade da Semana de Meio Ambiente em Abadiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Muitos que passaram pelo local elogiaram a iniciativa, a exemplo do eletricista Geovane Pereira, morador da região: “Essas ações são muito boas e incentivam as pessoas a cuidarem da natureza. Nós vamos plantar as mudas que ganhamos e continuar a preservar o meio ambiente.”
Para o secretário do Meio Ambiente do município, Bruno Almada, “as ações voltadas para a preservação do solo são muito importantes, tendo em vista que o meio ambiente é vida e as pessoas precisam saber cuidar dele.”
Ação em Alexânia
No sábado (5/6), a prefeitura de Alexânia, por meio da secretaria municipal do Meio Ambiente, realizou a blitz ambiental na estrada que liga a comunidade Serra do Ouro ao lago de Corumbá IV. O prefeito Allysson Silva Lima participou da ação e incentivou os visitantes a cuidarem do meio ambiente, em especial nos momentos de lazer na beira do lago de Corumbá IV: “Nós entregamos mudas e kits de materiais educativos importantes para a sensibilização das pessoas que estão indo para o lago para que elas possam manter o local limpo, com descarte correto do lixo, para garantir a preservação do solo”, comentou.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Varlan Elias, a região possui um número e fluxo grandes de pessoas e condomínios e, por isso, ações ambientais voltadas para eles são necessárias como uma forma de gerar conscientização. “A palavra que eu deixo para a população é preservação. Por meio desta atitude, a população passa a ter o respeito ambiental devido e faz a sua parte para um futuro melhor”, frisou.
Varlan Elias informou que o município iniciou a programação da Semana do Meio Ambiente com palestras e distribuição de mudas nas escolas da região, nos dias 1º e 2 deste mês. E no dia 4, técnicos da prefeitura e pessoas da comunidade participaram de mutirão para plantio em áreas de nascentes. Ao longo desta semana, moradores poderão pegar mudas na secretaria para plantar em suas propriedades.
O analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Wily de Paula Barbosa, participou dos eventos de Abadiânia e Alexânia. Segundo ele, as ações voltadas para a qualidade social e ambiental dos municípios da área de abrangência do lago são uma das formas de potencializar os cuidados com a fauna e a flora. “É fundamental que as pessoas estejam conscientes das suas responsabilidades, para que a gente consiga minimizar todos os impactos negativos e otimizar os resultados positivos do reservatório”, alertou o analista.
Assessoria de Comunicação
Corumbá Concessões
Ana Lúcia dos Guaranys