Os moradores do Gama recebem os trabalhos do GDF Presente e, em duas semanas, o programa realiza uma série de melhorias na cidade. Na área urbana, quem mora perto da entrada da cidade, vai ganhar uma pista de cooper renovada até o final da semana. Na área rural, cinco quilômetros de estradas de terra foram recuperados e outros 8 km receberão ajustes até sexta-feira (25) quando o Polo Sul II encerra as ações por lá.
São cerca de 4 km de pista de cooper ao longo da DF-480, a pista por onde passa o BRT. Ela é usada pelos moradores para fazer caminhadas de manhã e no final do dia. Mas, o tempo apagou a sinalização no asfalto, que será refeita pelo Departamento de Trânsito (Detran).
Para preparar a pista para receber a pintura nova, os servidores da administração regional, com apoio dos reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), limparam e capinaram o local na semana passada.
“Passam muitas bicicletas por ali”, diz. Segundo ela, uma emenda de R$ 650 mil do deputado Daniel Donizete já foi destinada para a execução do projeto.A administradora do Gama, Joseane Feitosa, conta que a pista é muito usada pelos moradores e adianta que a administração tem um projeto para construir uma ciclovia do outro lado da rodovia.
As estradas de terra da região da Ponte Alta também recebem cuidados. Há duas frentes de trabalho. Uma delas, que atua desde a semana passada, está na parte norte da Ponte Alta, no Núcleo Rural Casa Grande.
Nesse setor de chácaras, que ainda mantém características rurais, cinco vias já foram patroladas, totalizando 5 quilômetros, e outras quatro serão recuperadas, o que dará mais fluidez para a passagem de caminhões com a produção rural em outros 5.
Na Ponte Alta Sul, onde o trabalho começou na última segunda-feira (21), mais três quilômetros de estradas de terra receberão a patrol e a compactação de Restos de Construção Civil (RCC) cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
“As chuvas do primeiro trimestre danificaram as estradas. Estamos fazendo agora a correção dos trechos mais intransitáveis. Mas vamos voltar no mês que vem para fazer um trabalho preventivo para as próximas chuvas”, afirma o coordenador do Polo Sul II, Germano Guedes Leal.
As máquinas do Polo Sul II e as da administração também dão apoio para a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) na recuperação do asfalto da Avenida Paulo Hungria, mais conhecida como Rua do Comper. A via, de 700 metro de extensão, vai ganhar asfalto novo. As equipes também construíram um balão na DF 290, para servir como retorno e facilitar o trânsito no local.