A última semana foi de muito trabalho para as equipes do GDF Presente no Guará. Operários da administração regional, do Polo Central e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) se dividiram pelas ruas da região administrativa (RA) e fizeram os mais variados serviços, como retirada de entulhos inservíveis, manutenção de hortas, roçagem e o tradicional tapa-buracos.
Tanto o Guará I, como o II, e o Setor Lúcio Costa foram atendidos. Somente de entulhos e inservíveis, os operários retiraram 223 toneladas das ruas. O serviço passou pelas QEs de número 38 a 44; pelo Polo de Modas, no Guará II; e pela Avenida do Contorno, entre outros pontos. Na área de transbordo da Apae, no Guará Park, foram recolhidas 30 toneladas de restos de construção e inservíveis.
A horta comunitária da QE 38 também recebeu cuidados da equipe, que conta com 30 reeducandos do programa Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). Foi realizado o plantio de novas mudas, a manutenção e a construção de mais dois canteiros no local. O parque Ezechias Heringer também teve o seu portão de entrada consertado e pintado.
De acordo com a administradora Luciane Quintana, as ações foram compiladas por meio das solicitações da população via ouvidoria e a partir de vistorias. “A presença do GDF Presente é sempre importante, pois com o reforço na mão de obra e o maquinário, conseguimos intensificar os trabalho e atender aos moradores”, ressalta.
A operação tapa-buraco também avançou nas ruas do Guará I. Seis conjuntos das QIs 7 e 9 tiveram as ‘crateras’ fechadas por servidores da Novacap. Dez toneladas de massa asfáltica foram empregadas em 45 buracos nas pistas. “Ali temos um asfalto bastante antigo e os buracos aparecem com mais facilidade. A operação vai continuar até conseguirmos zerar os estragos”, avisa o coordenador do polo, Luciano Almeida.
As faixas que poluem as ruas e canteiros centrais da RA também foram retiradas. Somente nas avenidas Central e Contorno, os operários retiraram 70 peças de propaganda.