Diversidade de arranjos, mistura de gêneros musicais e instrumentos populares e de orquestra marcam os shows do músico brasiliense Diego Galeno “Algumas Histórias”, no dia 14 de agosto (sábado). Serão duas apresentações transmitidas pela internet às 15h e às 20h e contará com a participação de músicos da cidade, como Leandro Barcelos (Flauta), Kleber Lopes (Oboé), Felipe Souza (Clarineta), Sergey Kuushynchykau (Fagote), Anderson Bezerra (Trompa), Will Mourão (Violão), Giovanni Sena (Contrabaixo), Almir Cassio (bateria) e Wellington Fagundes (Voz).
Diego Galeno e convidados irão tocar, essencialmente, as músicas de seu CD “Algumas Histórias”, lançado em 2013, mas também irá tocar arranjos próprios de clássicos da MPB, como Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Bicho de 7 Cabeças (Geraldo Azevedo). O músico programou mais dois shows para os dias 25/09 e 23/10 nos mesmos horários e canal do Youtube. O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
Sete das onze composições do CD são instrumentais. O instrumento de base é a guitarra, mas também inclui contrabaixo, bateria, oboé, flauta, clarineta, fagote, trompa, violão e voz. O show “Algumas Histórias” traz destaques como “Andando pela meia-noite”, que abre o disco e “Entre Panos”, que revelam o casamento perfeito entre o erudito e o popular. Há ainda a sutileza do violão e do quinteto de sopros, que inclui oboé, flauta, clarineta, fagote e trompa. “Entre Panos” e outra música que será apresentada, “Feito do que Passou”, foram feitas em parceria com os poetas Wanderson Mendes e Jaqueline Marinho.
Diego Galeno é violonista, guitarrista, compositor e arranjador. É graduado em Música pela Universidade de Brasília e, de 2006 a 2014, foi professor da Escola de Música de Brasília, onde lecionou Percepção Musical, Teoria de Áudio, Musicografia Digital e Física do Som na Música. Atualmente é professor de artes no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB).
O conteúdo musical do projeto “Algumas Histórias” reflete a amplitude de vivências de Diego Galeno, que foi influenciado pela música regional e MPB, pelo rock e pela música erudita, especialmente dos períodos renascentista e barroco. Como resultado dessa diversidade, seus arranjos e composições revelam uma interação incomum entre instrumentos de orquestra e instrumentos populares – uma rica mistura que o autor propõe compartilhar, por meio dos shows.
“Uma ampla apreciação musical é um dos mais importantes fatores na formação de um bom músico. Essa cadeia criativa positiva é resultado de uma corrente histórica de aprendizados e influências que remontam à nossa ancestralidade. Essa corrente é alimentada pelas criações contemporâneas, e precisa ser fortalecida com o oferecimento de boa música ao público”, afirma Diego Galeno.
SERVIÇO:
Apresentação do show “Algumas Histórias” nos dias 14/08, 25/09 e 23/10. Serão 3 sábados com 2 apresentações por dia, às 15h e 20h, pelo canal de Diego Galeno no Youtube: