Daniel Goleman, psicólogo, escritor e uma das maiores autoridades do mundo em inteligência emocional, defende que “apenas as habilidades tradicionais são insuficientes para explicar o sucesso da liderança”. Hoje, essa afirmação é ainda mais apropriada, uma vez que com as transformações sofridas aos longos dos últimos anos na sociedade, o Autoconhecimento vem sendo indispensável às pessoas, profissionais e principalmente aos líderes que desejam se diferenciar e conquistar mais inteligência emocional.
Com o grande impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo, desenvolver as chamadas soft skills (ou competências emocionais) se tornou ainda mais urgente.
Os seguintes dados comprovam que as ações voltadas à saúde emocional se tornaram essenciais e devem ser incorporadas ao dia a dia das empresas e suas lideranças:
– De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria norte-americana Willis Towers Watson, 3 em cada 10 trabalhadores no mundo apresentam níveis severos de depressão, Síndrome de Burnout e ansiedade.
– Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% da população brasileira convivem com a ansiedade, o equivalente a mais de 18 milhões de brasileiros, ou seja, o Brasil é o país com a população mais ansiosa do mundo.
– Nove em cada dez brasileiros no mercado de trabalho já apresentaram sintomas de ansiedade e 47% tiveram algum nível de depressão, revelou uma pesquisa do International Stress Management Association (ISMA).
Em complemento às constatações acima, as empresas também passaram a enxergar que o profissional comprometido e engajado com seus resultados nem sempre é o que tem maior domínio técnico, mas, frequentemente, é o que apresenta melhor saúde emocional.
“As empresas perceberam que as pessoas são a chave de toda a organização e que cuidar delas, motivá-las, é garantir comprometimento e resultados, sendo o líder fundamental neste disseminar de valores”, conta Heloisa Capelas, especialista em treinamentos de autoconhecimento, que viu a demanda por seus cursos quadruplicar nos últimos meses. “Encurtamos a nossa jornada de vendas em 75%. Se, antes, fechávamos grupos com uma semana de antecedência, agora, estamos fechando meses antes”.
Heloísa Capelas é também um dos maiores e mais reconhecidos nomes do Brasil em desenvolvimento humano, com ampla vivência em capacitação de líderes, como o treinamento Educação Para Líderes, que é baseado na metodologia Hoffman – uma das mais reconhecidas do mundo. Ela entende que o crescimento deste mercado é reflexo de uma sociedade que se percebeu doente em suas emoções e de líderes que não se autolideram – e que, portanto, não conseguem liderar o outro nem engajá-lo com os resultados esperados. “Inteligência emocional, inovação pessoal, perdão, empatia são competências emocionais inexoráveis e ponto. Um líder que não as tem, está fadado a frustações e poucos resultados”, enfatiza a especialista.
Dados e Pesquisas
A pesquisa científica “Mudança emocional positiva: medindo os efeitos do perdão e da espiritualidade” mediu os efeitos da metodologia Hoffman, um dos maiores e mais respeitados métodos de autoconhecimento do mundo. Segundo o estudo, após concluírem o treinamento, os alunos têm um aumento considerável nos índices da Inteligência Emocional, além de conquistarem mais clareza, energia e melhora na comunicação.
Ainda segundo a pesquisa, todos os alunos aprimoram as seguintes habilidades:
- Autoconsciência emocional;
- Autoavaliação precisa;
- Gestão de conflito;
- Trabalho em equipe e colaboração;
- Autoconfiança;
- Empatia;
- Transparência;
- Otimismo;
- Como catalisar a mudança;
- Controle emocional e liderança inspiradora.
Esses mesmos ganhos também são registrados entre os participantes do treinamento “Educação para Líderes”, que é baseado na metodologia Hoffman. “Para que novas habilidades sejam incorporadas ao líder, é fundamental que ele exercite as Soft Skills e desvende o ser humano que está por trás do profissional. É preciso que ele obtenha melhor visão e gestão sobre si próprio para impactar diretamente nos resultados de suas ações, comportamentos, pensamentos e sentimentos.
Sobre Heloísa Capelas
É CEO do Centro Hoffman e, há quase três décadas, está à frente do Processo Hoffman no Brasil – treinamento de autoconhecimento aplicado em 15 países e que já teve seus resultados cientificamente atestados. Por sua sala de aula já passaram mais de 12 mil alunos, entre os quais algumas das principais lideranças e gestores do mercado nacional. Criadora do “Universo do Autoconhecimento”, primeira plataforma de treinamentos e conteúdo online sobre o tema, e autora dos best-sellers “O Mapa da Felicidade” e “Perdão, a Revolução que Falta”, Heloísa é reconhecida como uma das principais especialistas do país em autoconhecimento, inteligência emocional e inovação pessoal. Heloísa Capelas é Coordenadora da Câmara Feminina do Instituto Êxito de Empreendedorismo.