Já foi o tempo em que dentistas eram conhecidos apenas por tratar de cárie. Atualmente, a profissão é uma das que mais crescem no país, 1 em cada 5 cirurgiões de todo o mundo são brasileiros. Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta hoje com 339.450 profissionais de odontologia. Em São Paulo concentra-se a maior parte deles, com 99.735 cirurgiões-dentistas.
A alta demanda na profissão vem por diversos fatores, entre eles a possibilidade de se atuar no ramo de estética odontológica, área que aborda a harmonização facial, bichectomia, e botox, por exemplo. Ainda segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil é o quarto país no mundo que mais realiza procedimentos odontológicos no mundo, gerando R$38 bilhões por ano.
Assim, cada vez mais profissionais chegam ao mercado ano após ano, e os profissionais às vezes se veem sem rumo de como adentrar no mercado. Para isso, o médico e professor Dr. Thiago Marra criou em conjunto com o advogado Tiago Retes, mestre pela UFMG e especialista em Direito para Médicos e Dentistas, a Associação Brasileira de Dentistas Especialistas em Cirurgias Estéticas da Face.


Ele argumenta que todos os profissionais têm direito a se especializar e a realizar os procedimentos desde que tenham comprometimento com a vida do paciente e qualificação profissional. “Assim como os dentistas, eu também fui perseguido incansavelmente pela reserva de mercado. Isso tem que parar”, comenta ao informar que a única forma de jogar um jato de água fria nessa briga e na contramão da classe médica foi criar a Associação de Dentistas Especialistas em Cirurgias Estéticas da Face que surgiu como um meio de mudar o jogo.
Serviço:
Link para cadastro na ABRAMDECEF https://docs.
Sobre a ABRAMDECEF: O objetivo da Associação Brasileira de Dentistas Especialistas em Cirurgias Estéticas da Face (ABRAMDECEF) é promover ações jurídicas e midiáticas a favor das prerrogativas de dentistas e médicos, bem como combater atos ilegítimos de reserva de mercado.