Com a missão de promover maior intercooperação entre as cooperativas e fomentar a criação de novas empresas cooperativistas, Pedro Jaime de Araújo Caldas foi oficialmente empossado nesta sexta-feira (17/9) coordenador do Núcleo Cooperativo Nordeste e Entorno do Distrito Federal. O núcleo abrange uma extensa área geográfica, composta por sete municípios polos (Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso, Luziânia, Planaltina, Padre Bernardo, Água Fria de Goiás e Cristalina) e 17 cooperativas. A solenidade contou com a presença do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; do prefeito de Cristalina, Daniel Sabino Vaz; do presidente do Sistema OCDF-SESCOOP/DF, Remy Gorga Neto; do superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes; dirigentes de entidades empresariais e diversas autoridades locais.
Luís Alberto afirmou que a implementação desse primeiro núcleo regional permite ao cooperativismo goiano dar um passo decisivo para fortalecer as atuais e futuras cooperativas em todas as regiões do Estado. “Goiás é muito grande e os coordenadores locais poderão dar ressonância às ações do Sistema OCB/GO e também colher as necessidades das cooperativas e trazer até nós. Serão também facilitadores para a promoção de eventos e pontos de apoio muito importantes”, destacou. O presidente do Sistema OCB/GO disse que equipes continuarão em visitas aos demais núcleos, empossando aos coordenadores este ano nas Regiões Noroeste e Norte. “No ano que vem vamos concluir com as regiões Sudoeste, Sul e Central”, explica.
Estes encontros, além de promover a integração da regional com o Sistema OCB/GO, servem para os dirigentes do cooperativismo goiano conhecerem melhor as cooperativas e estreitarem laços com autoridades locais, contribuindo para futuras parcerias. “Os Núcleos Regionais Cooperativos do Sistema OCB/GO serão fundamentais para promover o desenvolvimento regional desse modelo de negócio, atrair cooperativas não registradas para o Sistema e incentivar a constituição de novas empresas cooperativas”, afirmou Luís Alberto.
Presidente das cooperativas Sicredi Planalto Central e Arbo, Pedro Caldas disse estar muito animado com a oportunidade de promover a aproximação e intercooperação de diversas cooperativas. “Vamos estimular novas empresas cooperativistas e ajudar aquelas que ainda não estão registradas ao Sistema OCB, para que possamos fazer desse movimento um modelo que tem como principal motivação trazer o bem para a comunidade, proporcionar desenvolvimento para os colaboradores, renda e prosperidade para cada comunidade onde há uma cooperativa em atividade”, afirmou.
O prefeito de Cristalina, Daniel Vaz, disse que sua gestão está comprometida em incentivar todas as atividades relacionadas ao associativismo e ao cooperativismo, bem como o estabelecimento de parcerias com a administração pública. “Temos feito diversas parcerias com o setor privado e, cada vez mais, fortalecendo o cooperativismo. Temos recebido em nosso município a instalação de várias cooperativas de crédito e também as que atuam no agro. Entendemos que a união de forças e conhecimentos é muito importante em um município como Cristalina, que se desenvolveu com a produção de alimentos da cesta básica e da tecnologia de irrigação”, frisou.
Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF, ressaltou a grande participação de lideranças cooperativistas na solenidade de posse de Pedro Caldas, o que demonstra a representatividade do trabalho desenvolvido pela OCB/GO. “Essa regionalização é fundamental, porque aproxima o sistema das cooperativas, fazendo com que tanto a OCB quanto o SESCOOP estejam mais presentes na vida das cooperativas impulsionando seu desenvolvimento”, ressaltou.
“O nosso Estado é grande, sendo importante a divisão territorial por núcleos, onde cada coordenador vai nos demandar e o SESCOOP vai trabalhar para realizar nestas regiões eventos, cursos, palestras e monitoramento das cooperativas, sempre com o objetivo de promover maior desenvolvimento delas. Já começamos o levantamento das demandas das cooperativas de cada região”, afirmou o superintendente do SESCOOP/GO, Jubrair Gomes.
Coordenadores
Ao todo, são seis Núcleos Regionais Cooperativos da OCB/GO. O Central é coordenado pelo próprio presidente do Sistema OCB/GO. Os coordenadores dos demais núcleos são Pedro Caldas (Núcleo Nordeste e Entorno do DF), João Batista Machado (Núcleo Sul), Marcelo Ferreira (Núcleo Sudoeste), Pedro Barbosa de Oliveira (Núcleo Noroeste), e José Renato Almeida (Núcleo Norte). Os núcleos abrangem cooperativas de diversos ramos: financeiro, agronegócio, transportes e saúde. Caberá a eles o assessoramento e a representação para a execução descentralizada de programas, projetos e atividades de interesse comum de todas as cooperativas goianas.
Entre os benefícios com a implantação dos núcleos regionais se destacam uma maior proximidade entre o Sistema OCB/GO e as cooperativas, que passam a ter acesso aos cursos e treinamentos em sua região, sem a necessidade de se deslocarem à capital; ampliação do relacionamento dos diversos segmentos de cooperativas; integração, por meio de encontros, de maior número de lideranças; implantação de projetos e programas que potencializem economicamente as cooperativas, tornando-as fortes e competitivas no mercado, bem como promover o intercâmbio de experiências e procedimentos técnicos.
Foto: Daniel Sabino Vaz, prefeito de Cristalina, Pedro Jaime de Araújo Caldas, coordenador do Núcleo Nordeste do Sistema OCB-GO, Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB-GO e Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCDF-SESCOOP-DF
Crédito: Divulgação