Responsabilidade social, inclusão e respeito ao diverso são, felizmente, palavras de ordem que, há algum tempo, vêm sendo levadas à risca por setores da sociedade brasileira, empresas e instituições de ensino básico e superior.
O caminho para a erradicação de qualquer tipo de preconceito é longo, porém cada vez mais e mais pessoas e organizações adquirem a consciência de que não há mais espaço para a discriminação, seja no âmbito interpessoal ou profissional. No caso das empresas, então, nem se fala: elas descobriram que incluir traz felicidade ao colaborador e dá lucro.
A razão dessa conta é simples: o indivíduo sente que a cor de sua pele, a sua opção sexual ou a sua diferenciação física não irão definir seu salário [para menos] e que seu desempenho e melhores rendimentos atrelam-se à sua capacidade na função que exerce.
De fato, segundo a pesquisa “A Diversidade como Alavanca de Performance”, da consultoria americana McKinsey, promover a diversidade e a inclusão de raça, gênero, orientação sexual, cultural e de portadores de necessidades especiais traduzem-se igualmente em vantagens competitivas no mundo dos negócios.
Assunto de tamanha importância não escaparia aos “olhos” da Universidade Paulista (UNIP) – que respeita a diversidade, cultiva a solidariedade, a inclusão, os valores humanos e a ética. Assim, no próximo dia 28 de setembro, às 20h, as redes sociais da UNIP transmitirão a live “Empresas: responsabilidade social e diversidade racial”.
O convidado será o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares), Prof. José Vicente, que de trabalhador rural transformou-se em um dos homens mais influentes do país na defesa dos direitos da população negra (cerca de 54% dos brasileiros).
Sob mediação da jornalista Malu Mota, o reitor contará um pouco de sua trajetória na luta pela equidade racial, esclarecerá conceitos, como o da responsabilidade social, e explicará a importância da inclusão dos pretos e pardos nas empresas e no ensino superior.
Imperdível. Basta acessar:
https://www.youtube.com/user/