O turismo do Guará será impulsionado por ações integradas que vão tornar a cidade mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável. Com essa missão, o “Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente” foi lançado nesta segunda-feira (4/1), na Escola Técnica do Guará. O evento contou com a presença da diretora Gisele Caloví, da secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do DF (Codese-DF), Leonardo Ávila, do deputado distrital Leandro Grass, da representante da Administração Regional do Guará, Viviane Melo, do presidente do Conselho Deliberativo do Codese-DF, Paulo Muniz, da consultora de Inovação e coordenadora do projeto, Cristiane Pereira, estudantes e membros da comunidade.
A iniciativa do projeto é do Codese-DF, com recursos da emenda parlamentar do Deputado Leandro Grass e investimentos da Setur-DF, e apoio do Conselho de Cultura do Guará , do Sebrae e da administração do Guará. O Hackacity Guará – Mutirão Cidade Inteligente adotará as diretrizes de implementação das cidades inteligentes, que buscam orientar e endereçar as políticas públicas, iniciativas e investimentos públicos com o foco para o turismo, nesta fase. O Mutirão Cidade Inteligente é formado pela comunidade, moradores, lideranças, comerciantes, artistas, professores, empresários e políticos que pensarão juntamente com o governo na busca por soluções criativas e inovadoras para a cidade.
Para o presidente do Codese-DF, Leonardo Ávila, o projeto é vai colocar o Guará em outro patamar e servir de modelo e exemplo para outras administrações regionais, mas para as cidades do entorno e para o Brasil. “O Codese se envolverá em todas as ações que signifiquem melhoria da qualidade de vida dos habitantes do DF, representamos a sociedade civil, com representantes dos mais diversos segmentos, autoridades, do meio acadêmico, ”, afirmou.
“Essa parceria é muito importante enquanto Escola Técnica do Guará, que atende os estudantes e a comunidade de uma forma geral. Ofertamos formação profissional e técnica e vemos esse projeto como um novo degrau para a nossa comunidade”, agradeceu a diretora da Escola Técnica do Guará, Gisele Caloví.
Turismo
O Hackacity vai se concentrar nos aspectos turísticos da cidade, como forma de impulsionar a economia e registrar os atrativos locais. Essa etapa recebeu apoio do deputado distrital Leandro Grass, que destinou emenda parlamentar à Setur-DF para execução do programa.
“O Hackacity Guará tem tudo para ser um divisor de águas na vida da cidade. Primeiro porque vai dar visibilidade a boas iniciativas que já existem aqui há muitos anos. Essas iniciativas vão poder inspirar outras, ampliando esta rede de inovação e desenvolvimento do Guará, sejam na área do comércio, da educação da cultura, do meio ambiente, entre outras. Além do mais, é uma grande chance de nós garantirmos esperança para a cidade do Guará. Produzir essa expectativa que o Guará vai se tornar uma cidade referência para o Distrito Federal”, avaliou o deputado Leandro Grass.
“O projeto fará a diferença na vida de jovens e adultos pelo turismo. O turismo é a indústria que mais gera desenvolvimento e renda. Portanto, o Hackacity – Guará vai impactar essa cidade pela economia criativa. Estivemos aqui com o programa Turismo em Ação e mapeamos os pontos turísticos da cidade e as experiências que são oferecidas aqui são únicas. Nós temos um futuro que começa agora e as nossas ações, hoje”, avaliou a secretária Vanessa Mendonça.
“O Guará é uma cidade fantástica, que tem uma história única, que começou pelas mãos dos moradores. Hoje possui 140 mil habitantes, está a 13 km da Esplanada, tem a Feira do Guará, o mais importante centro comercial da região e a Paróquia Maria Imaculada, um tesouro para o turismo religioso. Estamos inserindo o Guará na rota do turismo do DF. Vamos qualificar, reposicionar e embalar um produto pronto para o mercado de trabalho. E esse produto será o nosso legado para as futuras gerações”, finalizou a secretária Vanessa Mendonça.
Programação
“Para desenvolver todo o trabalho, vamos adotar a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, recomendado na Câmara de Turismo 4.0 – Desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. O objetivo do documento é elaborar e consolidar propostas sobre o tema “Destinos Turísticos Inteligentes (DTI)”, incluindo ações ligadas à mobilidade, à segurança e à melhoria dos gargalos; incentivar os instrumentos de transformação digital como meio de transformação dos destinos em DTI com foco na competitividade dos destinos turísticos brasileiros”, explica a coordenadora do projeto, Cris Pereira.
Esta etapa do projeto será dividida em três fases:
Fase 1 – Produção de oito unidades de vídeo de cinco minutos
– Vídeo da história do Guará do nascimento até os dias atuais.
– Vídeo de contextualização da cidade do Guará como área turística mostrando restaurantes e pontos turísticos gerais da cidade;
– Park sul como polo hoteleiro importante fora do eixo do Plano Piloto;
– Feira do Guará — identificar como o “mercado municipal” do DF;
– Rota gastronômica do Guará;
– Projetos culturais do Guará e espaços físicos;
– Museus: Disco de Vinil e do Reggae;
– Parque Ezequias Heringer o maior Orquidário endêmico do cerrado.
Fase 2 – Lançamento de canal de Youtube
– Canal no Youtube #HackacityGuará lançado, com vídeos.
– 12 Webinários ou Painéis temáticos on-line, trazendo convidados e especialistas de gastronomia da cidade onde serão abordados temas alinhados à Carta Brasileira de Cidades Inteligentes e a proposta de elaboração do Guia do Guará colaborativo.
Fase 3 – Oito horas de atividades diversas
– 10 painéis nas seguintes temáticas: Empreendedorismo Social e Economia Criativa; Gastronomia; Moda; Meio ambiente e Sustentabilidade (Horta comunitária do Guará); Inteligência Artificial; Cidades inteligentes; Diversidade; Games; Mobilidade; Esportes no Guará.
– 5 palestras;
– 2 vídeos: incluindo um com os resultados do projeto.