- Construção da nova rede vai ampliar a oferta de energia e elevar a qualidade do serviço para clientes de Pirenópolis e Abadiânia
- Distribuidora também leva caravana ao município, incluindo troca de lâmpadas, de geladeiras para clientes pré-selecionados, atendimento móvel e cadastro no programa Tarifa Social de Energia Elétrica.
Goiânia, 6 de outubro de 2021 – A Enel Distribuição Goiás inaugura, nesta quinta-feira (7), a nova Linha de Distribuição de Alta Tensão (LDAT) Corumbá-Pirenópolis, uma obra grandiosa, de R$ 20 milhões, que trará benefícios para o fornecimento de energia de Pirenópolis e uma parte da zona rural de Abadiânia. A entrega será realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal de Pirenópolis, em comemoração aos 294 anos do município. Ao longo de todo o dia, os clientes pirenopolinos ainda contarão com as atividades da Caravana #EnelPorVocê, onde serão trocadas lâmpadas gratuitamente, oferecido atendimento móvel, com todos os serviços da distribuidora, e cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, que garante descontos de até 65% na conta de energia. Também serão trocadas 100 geladeiras de clientes pré-selecionados pela área social da Prefeitura Municipal.
Com 20 quilômetros de extensão, a nova LDAT Corumbá-Pirenópolis vai melhorar os níveis de tensão fornecidos aos dois municípios e viabilizará a conexão de novos clientes e o atendimento às solicitações de aumento de carga. “Esta nova rede agora é a fonte principal de alimentação de Pirenópolis e de um trecho da zona rural de Abadiânia. O antigo circuito que atendia esses clientes agora funciona como uma fonte alternativa, que pode ser usada em caso de falha na rede principal, garantindo o fornecimento de energia aos clientes da região”, explica José Luis Salas, diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás.
Salas acrescenta que a linha foi construída com materiais de extrema qualidade, aliados à instalação de tecnologia telecontrolada, que dá mais flexibilidade à operação do sistema. “A rede é totalmente telecontrolada. Isso significa que, no caso de uma falha em que não haja dano estrutural, como cabo partido, poste quebrado, podemos recuperar o fornecimento de energia direto do nosso Centro de Operações, em Goiânia. Se houver uma ocorrência mais grave, com danos estruturais, conseguimos remanejar as cargas para a linha suplente e identificar, com mais rapidez, o possível ponto de defeito, agilizando o envio de equipes emergenciais para os reparos necessários”, completa.
A inauguração simbólica da rede será realizada às 11h, no ponto de conexão da LDAT, na Subestação Pirenópolis, com a participação do prefeito Nivaldo Melo, autoridades municipais e uma comitiva da companhia. “Esta entrega representa o cumprimento do compromisso que a Enel assumiu conosco quando visitamos as obras em maio. Reconhecemos que a empresa está fazendo o dever de casa, mas há muito o que fazer e seguiremos acompanhando de perto a atuação da companhia no nosso município. A cidade tem grande perspectiva de crescimento, principalmente no ramo hoteleiro, e tenho certeza que esses investimentos vão contribuir para o crescimento da região, gerando desenvolvimento, emprego e renda ao cidadão pirenopolino”, comemora Nivaldo Melo.
Caravana #EnelPorVocê
A Caravana #EnelPorVocê terá início a partir das 9h, no largo da Igreja Matriz de Pirenópolis, onde os clientes da companhia poderão trocar, gratuitamente, até 10 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto modelos tubulares –, que têm alto consumo de energia, por outras novas, de LED, que são até 80% mais econômicas e duram 10 vezes mais que os modelos antigos. Uma Loja de Atendimento Móvel da Enel ficará no local, com todos os serviços disponíveis nas lojas tradicionais da empresa, como parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. Os moradores de baixa renda do município, que possuem o Cadastro Único e se enquadram nos pré-requisitos do programa, também terão atendimento para se cadastrar na Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede descontos de até 65% na conta de energia elétrica. Ainda no local, serão trocadas 100 geladeiras de clientes de baixa renda selecionados pela Prefeitura Municipal.
Investimentos
Além desta obra no sistema de alta tensão, desde 2017, quando assumiu a distribuição de energia em Goiás, a Enel tem investido fortemente em manutenções, modernizações e melhorias das redes de média e baixa tensão de Pirenópolis. Entre 2017 e 2020, a companhia investiu R$ 3,6 milhões em manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico pirenopolino. “Todo esse investimento já trouxe grandes melhorias para os nossos indicadores de qualidade em Pirenópolis. Em 2017, o município tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 20 vezes ao ano e essas interrupções tinham uma duração média de 50,4 horas. No último mês de setembro, as frequências das quedas de energia caíram para 11 vezes ao ano (- 43%) e a duração baixou para 29,5 horas (- 41,5%)”, descreve Salas.
Para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas na região. Somente entre 2020 e agosto deste ano, a companhia realizou 1,9 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu cerca de 430 pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas podres e isoladores danificados e limpou mais de 700 quilômetros quadrados de faixa de servidão na zona rural. Adicionalmente, foram inspecionados cerca de 330 quilômetros de redes com equipamentos termográficos, que identificam pontos quentes na rede, a fim de encontrar possíveis anomalias e programar as manutenções necessárias.
Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na instalação de tecnologia na rede elétrica de Pirenópolis, por meio de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. “O telecontrole pode ser instalado em redes trifásicas, utilizando chaves telecomandadas e religadores automáticos, e em redes monofásicas rurais, com a mais nova tecnologia trazida pela companhia, os TripSavers, que são religadores monofásicos automáticos. Na linguagem popular, o TripSaver é uma espécie de ‘banana’ automática da rede”, comenta.
Até o momento, Pirenópolis já conta com 22 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, já estão em operação nas redes trifásicas do município, e outros dois entrarão em operação ainda esse ano. Adicionalmente, 17 TripSavers já foram instalados e estão em funcionamento. Ainda esse ano, 23 TripSavers e 1 telecontrole serão instalados no município, dando mais confiabilidade para o fornecimento de energia na região.
Para 2022, o diretor acrescenta que estão previstas outras duas importantes obras para o município. “Trocaremos dois transformadores de 6,25 MVA por outros dois de 9,375. Isso significa que, além de colocarmos equipamentos novos, mais modernos e menos suscetíveis a falhas, aumentaremos a potência da subestação. Adicionalmente, construiremos dois novos alimentadores, que são as redes que levam a energia até os clientes”, conclui.
Serviço
Caravana #EnelPorVocê em Pirenópolis
Troca de lâmpadas, atendimento móvel e Cadastro do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica
Quando: Quinta-feira (7).
Horário: 9h às 16h.
Onde: Largo da Igreja Matriz de Pirenópolis.
Inauguração da nova Linha de Distribuição de Alta Tensão Corumbá-Pirenópolis
Quando: Quinta-feira (7).
Horário: 11h.
Onde: Subestação Pirenópolis,
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.