A questão é antiga, mas nos últimos tempos a palavra refugiado vem tomando conta do noticiário internacional: os conflitos no mundo árabe, a crise sanitária instalada pela Covid-19, a luta pelas liberdades individuais, de raça, gênero, credo e ideologia, enfim, o mundo assiste a tudo isso, sabendo mais do que nunca o significado de refugiar-se.
Em linhas gerais, nos dicionários, refugiar significa deixar um local de origem em busca de proteção: pedem guarida e acolhimento os povos do Oriente Médio, os venezuelanos, os haitianos, os que sofrem com as intempéries do desequilíbrio ambiental, os famintos…
O assunto é tema de vestibular em Atualidades, razão pela qual as redes sociais da UNIP e do Objetivo transmitem, em 14 de outubro, às 15h, a live “Bate papo de atualidades: os novos refugiados”.
Com mediação da jornalista Silvia Vinhas, o convidado é o Prof. Moacyr Nogueira Junior, que ministra aulas de Geografia no Curso e Colégio Objetivo. Prof. Nogueira – como assim é conhecido na escola – é doutorando do Departamento de Direito Internacional da USP e pesquisador, na área de Direito Internacional Público, dos temas terrorismo e guerra irregular.
O docente falará sobre:
O que é um refugiado? O que define este status? Quando um indivíduo passa a ser considerado um refugiado?
Migrante, imigrante, exilado, asilado: Qual a diferença entre eles?
O papel da ONU e de outros organismos internacionais no tema.
Globalização, Guerra Fria: o que isso tem a ver com os refugiados?
Por que alguns países são mais receptivos aos refugiados e outros mais refratários?
Como o Brasil se insere no cenário internacional? Como a legislação brasileira trata a questão dos refugiados?
Interessantíssima, a apresentação promete prender a atenção do início ao fim. Acesse:
https://www.facebook.com/
https://www.youtube.com/user/
https://www.linkedin.com/
https://www.youtube.com/user/