Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

No Centro-Oeste, o número de vidas perdidas para a covid-19 vem caindo

Entre os dias 3 e 9 de outubro, a região centro-oeste registrou o menor número de vidas perdidas este ano, de acordo com a Plataforma JF de dados estatísticos sobre a covid. Foram 340 óbitos pela covid-19. Número tão reduzido de óbitos não era visto desde o período de 6 e 12 de dezembro do ano passado, quando 310 pessoas perderam a vida para a doença. Essa redução gradativa de número de novos óbitos na região centro-oeste aparece desde a semana de 8 a 14 de agosto, ainda que tenha havido um ligeiro aumento entre os dias 12 e 18 de setembro.

No entanto, o número de novos casos vem crescendo. Durante o período de 3 a 9 de outubro foram registrados 26 mil e 37 casos, o maior registro desde o final de agosto e início do mês de setembro, conforme dados da Plataforma JF. O Número de Reprodução Efetivo (Rt) apresentou queda nesse período, mas ainda continua acima de 1, o que significa que cada pessoa transmite a doença para mais uma pessoa. No dia 27 de setembro, o Rt tinha valor de 1.09 e no dia 11 de outubro o valor era de 1.01. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Rt deve estar abaixo de 1, persistentemente, por suas semanas para que a pandemia possa ser considerada sob controle.

A taxa de letalidade no centro-oeste apresentou uma ligeira queda nos últimos 14 dias, caindo de 2,52% em 27 de setembro para 2,51% no dia 11 de outubro.