Dados do SEBRAE apontam que 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil. A crise econômica fez crescer o chamado empreendedorismo por necessidade, que estava em queda nos anos tempos de crescimento da economia.
Para o diretor da Faculdade Pitágoras Fernando Mota, o grande desafio do empreendedor, é enfrentar a recessão econômica do país. “É na recessão que aparecem os grandes empreendedores. Tão grandes, que até tiram esse bloqueio de que estamos em crise econômica. Se a pessoa, de fato, for criativa e tiver persistência ela consegue se destacar”, frisou.
Ainda segundo Mota, o empreendedor deve ser um bom vendedor. “Uma das principais competências do bom empreendedor, é ter vontade de aprender. O curso de técnicas de negociação seria ideal. Para empreender, é preciso planejar, ou seja, montar uma estratégia antes de montar qualquer empresa. O planejamento é primordial para ser um empreendedor de sucesso”, finalizou.
A aluna Luciana Braga aprovou o curso. “Adquirirmos conhecimentos com professores maravilhosos. Entrei desmotivada, ansiosa e não coloquei confiança no que ia aprender. Mas a vida nos prepara surpresas e sempre nos dá oportunidades de sermos melhores. Estou com outra cabeça e fé que tudo vai dar certo,” disse.
SOBRE O EMPREENDENDO NA PRÁTICA
Idealizado pelo professor Fernando Mota, o Curso Empreendendo na Prática, que completará 2 anos, em fevereiro de 2019, já capacitou cerca de 920 pessoas.
Nesta edição, os módulos foram ministrados pelos professores Fernando Mota e Hudson Cunha. Vale ressaltar que ao longo do ano serão abertas novas inscrições
ONDE ACONTECEU?
O campus da Faculdade Pitágoras está localizado na Rua Bate Couro, 425, Setor Rosário, em Luziânia, no Colégio Santa Luzia.