Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Vacinação do aeroporto de Brasília já está funcionando

Quem desembarca na capital federal no Aeroporto Internacional de Brasília conta com mais um serviço de saúde à disposição. Além do ponto de testagem para a covid-19 que funciona desde dezembro, o terminal aeroviário passou a contar com um ponto de vacinação contra o coronavírus Sars-CoV-2. Por lá, são oferecidas a primeira, segunda e terceira doses.

“Cada primeira dose aplicada é uma vitória, é uma vida que pode estar sendo salva, e nós trabalhamos diariamente para disponibilizar a vacina a todos”Fernando Erick Damasceno, secretário adjunto de Assistência

A unidade funciona por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que disponibilizou nove trabalhadores para atuar na triagem e aplicação das vacinas. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Esse ponto é muito estratégico, pois fica no lado externo do desembarque doméstico, onde circulam muitas pessoas, tanto passageiros quanto os funcionários e colaboradores do aeroporto. A Secretaria de Saúde oferece mais essa facilidade para as pessoas iniciarem ou darem andamento no seu esquema vacinal”, explica a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Paula Lawall.

Como funciona

O novo posto de vacinação contra a covid-19 fica localizado no lado direito do desembarque doméstico. O local está abastecido com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca  e Pfizer-BioNTech.

“Achei uma facilidade muito grande, sem falar que não tem filas, né?”, comenta a agente de aeroporto Agatha Moreira, 24 anos, que foi à unidade receber a dose de reforço.  Assim como ela, o piloto de aeronaves Wilson Ribeiro de Almeida, 56 anos, usou o serviço e aprova: “Vim receber a dose de reforço e gostei da facilidade”, afirma. Na última quinta-feira (6), 179 pessoas foram vacinadas, a maioria com a dose de reforço.

O secretário adjunto de Assistência da Secretaria de Saúde, Fernando Erick Damasceno, visitou as instalações do posto e ressaltou os esforços da SES em ampliar a disponibilidade da vacina contra a covid-19. “Ainda temos pessoas procurando pela primeira dose”, alerta. “Não sabemos por que essa pessoa não procurou a vacina antes, mas cada primeira dose aplicada é uma vitória, é uma vida que pode estar sendo salva, e nós trabalhamos diariamente para disponibilizar a vacina a todos”.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde

AGÊNCIA BRASÍLIA* | EDIÇÃO: CHICO NETO