Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Instituto Sabin encerra ciclo 2021 com investimento superior a R$ 5 milhões

Em meio à retomada das atividades e um cenário de esperança, três letras se destacam dentre as iniciativas no contexto corporativo global: ESG (sigla em inglês para Enviromental, Social and Governance).

Rankings globais mostram que é cada vez mais crescente o índice de empresas atentas à importância das estratégias de impacto positivo nos aspectos de governança, ambiental e social. Os resultados da atuação responsável juntos à estas frentes estão listados em relatórios e documentos disponíveis para acesso público e é dentro deste cenário que se consagra o Relatório Anual do Instituto Sabin. O documento, divulgado este mês, apresenta números que consolidam o compromisso da empresa de saúde com as questões sociais das localidades onde atua.

Sem fins lucrativos, o Instituto Sabin foi criado em 2005 e atua como braço social, construindo parcerias e implementando ações e projetos de impacto socioambiental nas cidades onde a empresa marca presença. “Além dos resultados do ano, este relatório consolida 16 anos consecutivos de investimento social privado do Grupo Sabin. Faz parte da nossa essência cuidar das comunidades onde atuamos e ter um olhar atento para programas e ações sustentáveis. Isso tem conexão direta com o propósito do Grupo que é inspirar pessoas a cuidar de pessoas. Nesse período já investimos mais de 50 milhões em programas e projetos de promoção ao ecossistema de impacto e responsabilidade social, o que permitiu impactar diretamente mais de 1,1 milhões de pessoas”, explica Lídia Abdalla, Presidente Executiva do Grupo Sabin.

 

Em 2021, o Instituto lançou a “Teoria da Mudança” resultado de um processo observação e análise dos cenários econômico, político e social do país. Nesse ciclo foram avaliadas as adversidades e desafios para a definição das prioridades sociais e estabelecidos três novos eixos estratégicos que serão os pilares de atuação da entidade pelos próximos 15 anos. “Promoção integral da saúde e do bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade; fortalecimento dos ecossistemas e organizações de impacto; e práticas que estimulam o engajamento social e a filantropia. Esse processo foi realizado de forma coparticipativa, a partir da escuta ativa de nossos stakeholders internos e externos ao Instituto, incluindo voluntários, beneficiários, conselho e parceiros estratégicos”, afirmou Gabriel Cardoso, gestor do Instituto Sabin.

O relatório apresenta os indicadores consolidados de mais um ano de atuação da entidade e aponta que no total mais de 138 mil pessoas foram beneficiadas com as ações da instituição, envolvendo desde a filantropia tradicional até a inovação no campo social, que envolveram um aporte de R$ 5 milhões somente em 2021.

O Programa de Voluntariado Corporativo do Grupo Sabin, responsável pela promoção à cultura do voluntariado, ganhou uma nova dimensão em 2021 reunindo colaboradores nas causas sociais de norte a sul nas cidades onde o Grupo atua. “Nossos colaboradores foram exemplos de resiliência e empatia abraçando iniciativas sociais para os mais diversos públicos, fazendo a diferença para a população principalmente no contexto dos desafios impostos pela pandemia “, destaca Lídia.