A Campanha de Castração executada com verba destinada pela deputada distrital Jaqueline Silva abriu inscrições, na semana passada, para que cerca de 3 mil cães e gatos pudessem ser castrados em clínicas particulares, em uma parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
Nos dias 28 e 29, os tutores puderam cadastrar seus pets na modalidade online, através do site do Ibram e de forma presencial, no Galpão Cultural de Santa Maria.
Timóteo, que é morador de Santa Maria, esteve no local para garantir a castração de seus dois cachorros de porte grande e falou sobre a importância da iniciativa: “Não é um procedimento muito acessível pra todo mundo e é bom para os cachorros, já que muitos não encontram um lar depois que têm ninhada. É uma questão de saúde pública, também “, ressaltou. Iolanda, que é ativista na causa de proteção animal e resgata animais de rua, agradeceu à deputada Jaqueline Silva pela oportunidade em cadastrar os pets resgatados.
Essa é a terceira campanha de castração feita com verba destinada pela deputada distrital, em parceria com o Ibram. Em 2019, antes do início da pandemia, moradores de Santa Maria lotaram a Administração Regional para ocupar as mil vagas destinadas. Já no ano passado, outra ação atendeu 2,5 mil animais que foram inscritos de forma totalmente online.
Jaqueline Silva tem sido uma incentivadora da saúde animal através dessas destinações. Ela afirma que essa é uma ação que “além de dar mais qualidade de vida ao animal que pertence a uma família de baixa renda, poupa o dinheiro que possivelmente seria gasto com o tratamento das doenças geradas pela não castração”.