Para comemorar o Dia do Servidor Público (28 de outubro), o Ibama-DF realizou uma blitz ambiental em frente ao Posto de Policiamento Rodoviário, na Via Estrutural (Vicente Pires), no dia 29 de outubro. Equipes de fiscais distribuíram aos motoristas que passaram pelo local material educativo sobre preservação ambiental, com orientações sobre prevenção e encaminhamentos em casos de acidentes e crimes ambientais, e sobre incêndios em vegetações. A ação contou com a parceria da Corumbá Concessões – empresa gestora da UHE Corumbá IV.
Para o superintendente do Ibama-DF, coronel José Carlos Casado, que coordenou a operação, o Dia do Servidor Público foi mais uma oportunidade para o órgão levar educação ambiental à população. “Nós aproveitamos a data para homenagear os nossos servidores com uma ação de serviço ao público. Então, nós idealizamos esta barreira educativa com o objetivo de orientar as pessoas quanto à preservação do meio ambiente, da fauna e, principalmente, da água. Quanto mais preservamos as nascentes, os rios e as matas nativas, mais água teremos para as gerações futuras”, disse.
O material informativo distribuído na barreira fala sobre a importância do papel do Ibama-DF em relação à proteção do meio ambiente, visando à melhoria e a recuperação da qualidade ambiental, além de assegurar o desenvolvimento econômico, com o uso sustentável dos recursos naturais. Durante a atividade, os fiscais também orientaram as pessoas a economizar água, zelar pelo meio ambiente, dar preferência ao consumo de alimentos orgânicos, a separar o lixo seco e o lixo úmido, e a usar energias renováveis.
A abordagem foi bem recebida pelas pessoas que passaram pela blitz. “Precisamos nos conscientizar, cada vez mais, sobre a proteção da natureza. Parabéns ao Ibama por esta ação! ”, elogiou Lúcia Maria dos Santos, moradora de Águas Lindas. Ônibus também foram parados na blitz, quando passageiros, motoristas e trocadores ficaram sensibilizados com a ação e demonstraram apoio ao receber o material educativo. As equipes divulgaram, ainda, a Linha Verde do Ibama (0800-618080) para estimular as pessoas a denunciarem crimes ambientais.
Ana Guaranys