Pelo segundo ano consecutivo, a Aliança Instituto de Oncologia promoveu uma corrida contra o câncer com a campanha “Aliança Pela Vida”, cujo objetivo foi incentivar a necessidade de se conscientizar sobre o câncer de mama e de próstata, doenças que atingem milhares de brasileiros ano após ano. A data não poderia ser mais bem escolhida: em pleno Outubro Rosa, próxima ao Novembro Azul, e com toda a visibilidade midiática desses dois movimentos.
O Outubro Rosa, como você já sabe, é um movimento que alerta sobre a importância de se cuidar e prevenir o câncer de mama. Da mesma forma, o Novembro Azul tem como objetivo fazer um alerta para os homens sobre o câncer de próstata, os cuidados, a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. Esse tipo de câncer é o sexto mais comum em todo o mundo e o que tem mais incidência no universo masculino.
A edição deste ano da corrida solidária ocorreu no dia 22 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, e todo o dinheiro arrecadado com os inscritos será destinado ao Hospital Universitário de Brasília (HUB), diretamente para o Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). A ação visa reforçar espaços, adequar as dependências do centro em oncologia, padronizando a infraestrutura, financiar a compra de materiais básicos e equipamentos.
A ideia de mobilização, por meio de uma corrida de rua, não foi à toa. Além de proporcionar mais conforto e atenção ao paciente oncológico, o movimento de conscientizar sobre o câncer de mama e de próstata tem a importância de melhorar a qualidade de vida da população e incentivar a prática de atividades físicas.
Mais uma vez, vale lembrar que a corrida promovida pela Aliança Instituto de Oncologia teve como objetivo principal alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e próstata e suas prevenções.