A primeira edição do festival de cultura nerd Anime Summit Brasil aconteceu em Brasília, do dia 27 a 29 de maio, no espaço ExpoBrasília. Convidados especiais, concurso de cosplay, gastronomia oriental e atividades imersivas foram as principais atrações do evento.
O evento reuniu dubladores brasileiros de animes e desenhos animados. Entre eles, estavam Wendel Bezerra, dublador do Goku e do Bob Esponja, e Guilherme Briggs, que dá voz ao Buzz Lightyear, Superman e Cosmo, de Os Padrinhos Mágicos. Os bate-papos, que duraram, em média, uma hora cada, abordaram temas como as experiências, aprendizados e curiosidades da carreira e vida de cada um deles.
O palco foi animado por shows de artistas dos mais variados gêneros musicais, como Bruno Sutter, Ricardo Nakase, Diogo Miyahara e Gaijin Sentai, que trouxeram Anime Songs e músicas tradicionais. As apresentações culturais reuniram, também, apresentações de música Taikô e Matsuri Dance. Além da música, artistas plásticos brasileiros fizeram ilustrações e artes originais para cada um levar para a casa.
A gastronomia oriental também foi representada no festival, com um cardápio de comidas variadas. Lámen, Yakisoba, Sushi, Onigiris e Mochis estavam entre os pratos servidos. O Maid Café também estava presente, trazendo uma experiência culinária interativa, com as funcionárias fantasiadas do café cosplay.
Entre as atividades imersivas, campeonatos de videogames, RPG medieval, óculos de realidade virtual, karaoke, Just Dance, e até um estande de tatuagens, foram disponibilizados para aqueles presentes no evento de cultura pop.
O concurso de Cosplay foi um dos pontos altos, e conseguiu reunir todas as pessoas do evento em um só lugar. Os inscritos na competição disputaram por um montante de mais de R$4.000 em prêmios. As categorias foram de performance tradicional, performance criativa e desfile interpretado. Mas não precisava estar competindo para poder incorporar seu personagem preferido. Vários fãs foram caracterizados, com fantasias feitas em casa, apenas para se divertir e alegrar ainda mais o festival.
Por Bianca Garcia Lucca