Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

“Gerir envelhecimento é viver com qualidade, e não fazer uma pessoa de 60 anos parecer ter 20”, diz cirurgiã

Segundo dados da Agência Einstein, 70% de como envelhecemos depende do estilo de vida, dos hábitos e do ambiente, enquanto apenas 30% tem a ver com a nossa genética. “Quando falamos de gerenciar o envelhecimento estamos falando de controlar os fatores externos e internos para retardar a ação do tempo e envelhecer com saúde e qualidade, sem perder a essência e sem ser uma pessoa fora do nosso tempo. Não é fazer uma pessoa de 60 anos ter 20, até porque isso é impossível. Mas é fazer uma pessoa de 60 anos ter a sua idade com qualidade e autoestima”, afirma a cirurgiã dentista, especialista em harmonização orofacial, se sócia do Instituto Dantas de Odontologia (IDO), Talita Dantas.

Para envelhecer de maneira saudável e com qualidade, Talita defende que é possível planejar os tratamentos a partir dos 26 anos, já que com essa idade já começamos a entrar em uma curva descendente na produção de colágeno, substância que mantém a saúde e a firmeza da pele. “Temos o conceito errado de fazer procedimentos para corrigir algumas coisas apenas quando elas estão visivelmente presentes. Na verdade, existem procedimentos iniciais para, justamente, retardar os sinais dessas quedas intrínsecas do nosso próprio organismo”, diz a cirurgiã.

Antes dos 26 anos, já é indicado ter uma rotina de cuidados em casa, com sabonetes, tônicos e hidratantes adequados ao tipo de pele, além do uso constante do filtro solar. A partir dos 26 anos, além dos cuidados em casa, também é possível começar a ingestão de nutracêuticos antioxidantes, sempre ser prescritos por um profissional e os tratamentos no consultório.

“Temos como opção de tratamento, os produtos que cuidam da musculatura, como o Botox, produtos que vão cuidar da parte superficial da pele, como peelings ou microagulhamento, e os que vão cuidar da qualidade do tecido de forma mais profunda, como os bioestimuladores, ou para volumizar e alterar formas, como o ácido hialurônico e a tecnologia de aparelhos, como ultrassom microfocado, que também são aliadas no gerenciamento do envelhecimento”, pontua.

Bonita no fim do ano? Comece agora

Em qualquer idade, é preciso começar o planejamento do tratamento com antecedência. “Temos que entender que gerenciar envelhecimento é ter cuidados por toda uma vida. E, mesmo que o paciente tenha pressa, não temos como entregar resultados imediatos. Depende do procedimento, por isso sempre oriento começar o acompanhamento com antecedência. Temos resultados imediatos com preenchedores, resultados após 15 dias com a toxina botulínica e os fios de tração de PDO, e resultados que podem aparecer após 60 dias, com os bioestimuladores”, diz.

Tão importante quanto o planejamento antecipado, a cirurgiã dentista afirma que a recorrência nos procedimentos também define o sucesso do tratamento. Para uma aparência mais bonita para o fim do ano, é indicado já começar a fazer sessões de bioestimuladores ou ultrassom microfocado, já que os resultados demoram de dois a três meses para aparecer e, com o planejamento, é possível garantir pelo menos duas sessões.

“Algumas pessoas deixam para a última hora por falta de planejamento ou, muitas vezes, por falta de conhecimento. E é por isso que os profissionais com um olhar cuidadoso e estratégico se destacam. Não avalio apenas de maneira pontual, mas de maneira global, para que o paciente tenha acesso às melhores opções para o seu caso e não apenas aos tratamentos para resultados de última hora”, finaliza Talita.