O hábito de lavar roupas em lavanderias vem se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros e a economia tem sido um dos fatores mais relevantes para essa escolha. Além de economizar tempo separando e lavando as roupas, o serviço faz uma diferença e tanto nos gastos com água e energia no fim do mês. O CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, Angelo Donaton, apontou os mitos e verdades sobre lavar roupa fora de casa.
Preço alto
Mito! Ao lavar roupas em casa você deverá se preocupar com os gastos da lavagem. Ao recorrer à lavanderia, há economia tanto na quantidade de água usada quanto da energia, o que causa uma diferença significativa no orçamento do final do mês. “A despesa com lavanderias é muito menor se comparado às lavagens em casa. Se compararmos o valor gasto na aquisição de uma lava e seca, que é em torno de R$ 4 mil, e dividirmos por R$ 15, que é o preço de uma lavagem, o consumidor poderá usar a lavanderia quatro vezes por mês durante 5 anos. Isso sem contar o custo de sabão, amaciante e manutenção técnica caso a máquina precise. Na Lavô, por exemplo, o consumo médio de água é de 56 litros e em casa a média é de 180. Já o consumo de energia é de 2 kw, bem menor que os 9kw gastos em casa”, afirma.
Praticidade e economia de tempo
Verdade! Lavanderia é mais prático do que ficar estendendo e recolhendo roupas, o que poupa tempo também. “A praticidade de lavar e secar as roupas de uma vez, sem estender ou recolher, é crucial na escolha por lavanderias. A opção de secagem, por exemplo, é o que mais demanda tempo ao lavar roupas em casa. Em média, gasta-se oito horas para lavar e secar duas máquinas de roupas em casa, já em lavanderias self-service, por exemplo, tudo é resolvido em aproximadamente uma hora”, afirma Angelo, que destaca ainda que é fundamental alguns cuidados básicos ao escolher a opção de secagem na máquina, como atenção ao tecido das roupas e à temperatura escolhida.
Lavanderias são mais ecológicas
Verdade! Nas lavanderias, as máquinas estão sempre cheias, o que evita o desperdício de água a cada ciclo de lavagem. “Para fazer valer cada ciclo pago, o usuário necessariamente enche a máquina e lava o máximo de peças possível ao mesmo tempo. Isso causa impacto direto na sustentabilidade, pois economiza na quantidade de água e na energia gasta para fazer essa máquina funcionar”, explica.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 450 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. Em 2021, a rede faturou R$8 milhões de reais e para 2022 a expectativa é alcançar R$ 10 milhões e 750 lojas.