Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Crescimento do agronegócio impacta positivamente o mercado do aço

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o setor agrícola cresceu 400% entre os anos de 1975 e 2020. Além disso, o crescimento da produtividade total dos fatores (PTF) do Brasil foi superior à média mundial no mesmo período.

 

Segundo Janine Brito, CEO da Pinheiro Ferragens, este desenvolvimento tem um impacto direto no mercado do aço. “Um dos principais focos deste setor é justamente o agronegócio, uma vez que o material é utilizado em produtos como arame farpado – para proteção de áreas rurais -,  telas como as de galinheiro, mangueirão, pinteiro e viveiro, arame ovalado liso – muito usado em cercas e piquetes -, vergalhão CA50 e CA60, arame recozido, vigas, perfis, telhas galvanizadas – que podem ser usadas para construção de galpões rurais que armazenam equipamentos, maquinário, silos para grãos, além de poderem ser utilizados para criação de suinocultura e avinocultura -, cordoalhas para curral, chapas, cantoneiras e barras chatas – que podem ser utilizadas na manutenção de colheitadeiras e maquinário diverso”, afirma.

 

Além disso, o aço é bastante utilizado nas máquinas e tratores que participam dos processos de plantio, irrigação, colheita, armazenamento e distribuição. A indústria agrícola necessita de materiais de vida útil elevada, o que ocasiona um alto grau de exigência para as ligas metálicas.  O aço também permite mais rapidez na montagem das estruturas e também na produção, pois as estruturas metálicas são mais leves do que a de concreto, por exemplo. Uma das formas mais comuns de uso do material na agricultura é a chapa de aço, que é bastante versátil e pode ser utilizada para diferentes finalidades.

 

De acordo com o Instituto do Aço Brasil, o setor do aço no Brasil tem previsão de crescimento de 2,5% em vendas internas do produto no segundo semestre deste ano e um aumento de até 2,2% na produção. Grande parte deste material é destinada à construção de galpões agrícolas e de cercamentos. Logo, enquanto o setor agrícola continuar crescendo, é esperado também um desenvolvimento no mercado do aço.

Vantagens de implementar o aço no agronegócio:

 

  • Grande resistência a materiais pesados

  • Alta durabilidade e resistência à corrosão e à oxidação

  • Simples manutenção

  • Facilidade no transporte e no manuseio

  • Praticidade na montagem e desmontagem

  • Possibilidade de reaproveitamento

  • Diminuição do tempo de obra

Sobre a Pinheiro Ferragens – Fundada em 1960, a empresa nasceu com o objetivo de comercializar aço para a construção civil. De base familiar e pioneira na capital, foi responsável por oferecer grande parte dos materiais para a construção de Brasília. Atualmente, a empresa trabalha com um mix de mais de dois mil produtos comercializados e industrializados. Localizada no Setor de Indústrias de Brasília e Taguatinga, a loja possui moderna estrutura e serviços diferenciados.