A concessionária Eco050 iniciou hoje, 21 de setembro, as obras de duplicação da BR-050 no trecho urbano de Cristalina. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses, após a implementação de novas faixas, vias marginais e dispositivos de retorno. Além de melhores condições de tráfego aos usuários, as obras também vão proporcionar mais segurança à comunidade do entorno com a implantação de novas passarelas, de mais dispositivos de segurança, da renovação da sinalização, entre outros.
A frente de obras será executada entre os km 95 e 102. Serão implementados sete quilômetros de vias marginais, 3,7 quilômetros de novas pistas, três passarelas e três dispositivos de retorno (viadutos).
De acordo com a equipe responsável pela obra, que se reuniu hoje com o prefeito Daniel, neste primeiro momento será feita a limpeza e a roçada das áreas a serem trabalhadas, além da implantação de dispositivos de drenagem nas pistas marginais da rodovia. Após a conclusão dessa etapa, que deve se dar em dezembro, os trabalhos serão interrompidos devido à chegada do período chuvoso.
A previsão de retomada é para março de 2023, quando as condições climáticas estarão mais propícias para a execução de frentes que envolvam ampliação e pavimentação das pistas.
“Trata-se de uma obra que vai melhorar a segurança e a fluidez do tráfego em uma área com grande fluxo de veículos e de pessoas. Com sua conclusão, iremos resolver alguns gargalos existentes e os nossos usuários e os moradores de Cristalina poderão contar com uma rodovia com menor incidência de acidentes naquele trecho”, diz o Gerente de Engenharia da Eco050, Tiago Carvalho.
Já o prefeito Daniel, que desde o início do seu primeiro mandato discutiu as alterações no projeto original que previa apenas um dispositivo de retorno, comemorou o início das obras. “Agradecemos aos diretores e técnicos da Eco050, que ouviram nossa opinião e acataram as nossas sugestões, beneficiando assim a população cristalinense, que se sente honrada com esta obra que vai embelezar e trazer segurança para o perímetro urbano, bem como gerar desenvolvimento para a cidade”, afirmou. (Com informações da assessoria de comunicação da Eco050, fotos de Sollano Gonzaga e imagens projetadas de como ficará o perímetro urbano depois de concluídas as obras)