Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Lacuna de Autoridade – Por que as mulheres não são levadas tão a sério quanto os homens e como mudar esse cenário

Com prefácio de Gabriela Prioli, a Benvirá, editora de interesse geral da Saraiva Educação,  traz ao Brasil a obra A Lacuna de Autoridade – Por que as mulheres não são levadas tão a sério quanto os homens e como mudar esse cenário (R$62,00, 352 páginas).

A jornalista britânica, e autora do livro, Mary Ann Sieghart, criou a expressão “Lacuna de Autoridade” para jogar luz ao descrédito e menosprezo que as mulheres vivem diariamente atuando em áreas com presença majoritariamente masculina. Isso acontece em diversas esferas, sendo algumas delas política, ciência, negócios, cultura e educação.

Assim como outras violências sofridas pelo público feminino, a “lacuna de autoridade” se manifesta em pequenas e grandes atitudes, como interrupções (manterrupting) e explicações redundantes feitas por homens nas falas de mulheres (mansplaining). A invisibilidade – ou rejeição – de figuras femininas em posições de poder também representa o descrédito no potencial delas.

Um levantamento da Deloitte realizado ao longo de 2021 mostra que nas cadeiras dos conselhos de grandes empresas a presença de mulheres ainda é muito baixa. Por mais que temas como inclusão e equidade de gênero tenham ganhado espaço e estejam cada vez mais presentes no dia a dia das empresas e da sociedade, ainda há muito a ser conquistado. A representação de conselheiras em empresas nacionais é de 10,4%, maior que os 8,6% da pesquisa anterior, realizada em 2018, mas ainda assim muito inferior à média mundial, que chega a 19,7%.

Apesar de seus efeitos extensos atravessarem todas as pessoas do gênero feminino, inclusive mulheres trans e crianças, esse ainda é um fenômeno pouco debatido – e até mesmo ignorado. Reunindo dados, relatos e falas de especialistas, a obra examina a lacuna de autoridade com profundidade e vigor, sem perder a esperança de que caminhamos para uma sociedade mais igualitária.

“Além de entregar dados chocantes, capazes de ganhar qualquer discussão com quem insiste em não enxergar o problema, a autora investiga caminhos para contornar a questão, entrevistando psicólogos, neurocientistas e sociólogos. O resultado é um verdadeiro tratado sobre o descrédito social que as mulheres continuam recebendo em todas as partes do mundo. […] Sieghart constrói um mapa do buraco onde nos encontramos – e ajuda a pensar em rotas de fuga”, afirma Gabriela Prioli em trechos do prefácio.

Elogios

“Pega algo onipresente, ao qual muitos se tornaram insensíveis, e expõe suas consequências abrangentes” (The Guardian)

“Persuasivo, cativante, contundente e incisivo” (The Sunday Times)

“Um apelo apaixonado, meticulosamente argumentado e otimista para qualquer pessoas que se preocupa em criar uma sociedade mais justa” (Observer)

Serviços

Título: A Lacuna de Autoridade – Por que as mulheres não são levadas tão a sério quanto os homens e como mudar esse cenário

Preço: R$62,00

Páginas: 352

Editora Benvirá – 1ª edição – 2022

Sobre a autora – Mary Ann Sieghart é uma premiada jornalista que cobriu política, economia, feminismo e temas do cotidiano como editora sênior e colunista do The Times durante 20 anos. Também foi correspondente do The Economist e do Financial Times e apresentadora de vários programas de rádio, incluindo o respeitado Newshour, da BBC. Entre 2018 e 2019 foi professora visitante na Universidade de Oxford, onde conduziu a pesquisa para este livro. Foi presidente do think tank Social Market Foundation e membra de vários conselhos. Atualmente é diretora não executiva do Guardian Media Group, professora visitante do King’s College de Londres e apresentadora de vários programas na BBC Radio 4.

Sobre a Benvirá – A Benvirá  é a editora de interesse geral da Saraiva Educação, criada como um selo de literatura em 2010. O catálogo inclui romances premiados, livros de influenciadores digitais, séries infantojuvenis, biografias musicais, best-sellers de desenvolvimento pessoal e obras de finanças pessoais, negócios e história. A partir de 2020, a editora passou a focar nos segmentos de negócios, desenvolvimento profissional, finanças pessoais e não ficção (sobretudo de ciências sociais). A missão da editora é ser uma referência na curadoria e publicação de conteúdos de qualidade para pessoas de áreas e idades diversas que buscam se aprimorar pessoal e profissionalmente em um mundo que está em constante transformação.