Leia mais

Mais lidas

Útimas notícias

Unidade do Senac no Gama recebe o nome do empresário Joaquim Loiola

“Esse homem tem grande importância no crescimento do Gama e do Distrito Federal. Temos que homenagear esse empreendedor que gera emprego e dá oportunidade para a população”, ressaltou José Aparecido
O empresário Joaquim Loiola, grande nome do comércio brasiliense, foi homenageado pelo Senac do Distrito Federal. A unidade da instituição localizada no Gama agora passa a levar o nome do empreendedor. A cerimônia de nomeação ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), às 11h. Amigos, familiares e dirigentes do Sistema Fecomércio-DF compareceram para prestigiar o amigo e líder empresarial.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, ressaltou que desde que assumiu o Sistema, em março de 2021, decidiu homenagear as pessoas em vida. “É muito melhor fazer uma homenagem em vida, com a presença do homenageado e sua família, todos felizes. Quando se faz uma homenagem pós-morte acaba sendo triste, um sentimento saudosista”, disse Aparecido. “Esse homem tem grande importância no crescimento do Gama e do Distrito Federal. Temos que homenagear esse empreendedor que gera emprego e dá oportunidade para a população”, ressaltou.

 

Joaquim Loiola agradeceu as palavras de carinho dos convidados e contou um pouco sobre as dificuldades que enfrentou durante sua trajetória. Emocionado, ele afirmou que a homenagem era a prova de que acreditar no futuro vale a pena. “Eu tirei minha carteira de motorista para trabalhar como taxista e logo depois eu estava ensinando os outros a dirigir. Desde então, cresceu em mim a vontade de ter minha própria autoescola e hoje me sinto realizado”, disse.

O diretor regional do Senac-DF, Vitor Corrêa, salientou que é muito bom contar com o nome desse pioneiro na unidade. “O Senac quer transformar vidas por meio da educação profissional e o Joaquim Loiola é um grande exemplo de como isto é possível”, concluiu Vitor. Loiola nasceu no dia 5 de setembro de 1964, na cidade de Forquilha, em Sobral, no Ceará. Teve uma infância humilde, mas apesar das dificuldades viveu momentos felizes que marcaram sua vida.
Em 1980, deixou a cidade com a família e veio para Brasília. Chegou na capital federal no dia do trabalhador, em 1º de maio. Em 1985, tirou carteira de motorista e foi trabalhar como taxista. Também foi instrutor de autoescola, de 1988 até 1991. Chegou a ser gerente da autoescola Fórmula 1 e da Autoescola Karina, experiências que serviram como base para conhecer o segmento. Foi aí que despertou a vontade de ser dono do seu próprio negócio. No dia 25 de novembro de 1991, abriu sua primeira autoescola, a Veja, na cidade do Gama. Atualmente, tem 3 unidades da autoescola Veja, nessas mesmas cidades, na saída Sul de Brasília.
Já a sua trajetória na vida sindical começou em 2010, quando assumiu a presidência do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Sindauto-DF). Desde então, faz um trabalho de defesa do setor, com grandes conquistas. No mesmo ano, compôs o quadro da Diretoria da Federação do Comércio. Em 2022, tornou-se vice-presidente da Fecomércio. Joaquim Loiola ainda foi conselheiro do Sesc e atua como conselheiro do Senac-DF.
Centro de Educação Profissional Joaquim Loiola
O Senac está no Gama há 20 anos. A primeira unidade foi inaugurada em 2002, na Quadra 15 do Setor Leste, na Avenida Comercial, e promovia atendimentos para até 600 alunos nos três turnos. Acompanhando o crescimento da região e a procura por cursos profissionalizantes, a instituição viu a necessidade de ampliar as instalações.
Em maio de 2012, o Senac inaugurou o atual Centro de Educação Profissional (Quadra 5 do Setor Sul do Gama), que tem capacidade para atender em média 1,3 mil estudantes, nos três turnos, em cursos técnicos, livres e do Programa de Aprendizagem. Os cursos ofertados na unidade são das áreas de: Beleza, Moda, Tecnologia da Informação, Gestão e Comércio, Saúde e Bem-estar.
A estrutura física da unidade é composta por: 8 salas convencionais, 2 Laboratórios de Informática, 1 Laboratório de Moda, 2 Laboratórios de Beleza, 1 Biblioteca e 1 Auditório com capacidade de 100 lugares. O edifício possui cinco andares.