Conhecido como o mês de combate ao câncer de próstata, novembro recebe uma campanha para promover a prevenção à doença e incentivar o público masculino os cuidados com a saúde. Chamada de Novembro Azul, a iniciativa é realizada mundialmente por diversas instituições e, o Sesc-DF também prepara diversas ações para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais comum entre a população masculina e é a causa de morte de 28,6% dos homens brasileiros. Quanto aos sintomas, a doença não apresenta sinais nas fases iniciais, contudo, quando estes começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores encontram-se em estado avançado. Nessa fase os pacientes podem sentir dores ósseas, ao urinar e presença de sangue no sêmen ou na urina.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, a cura do câncer de próstata somente é alcançada com o diagnóstico precoce. E por isso, homens com idade a partir de 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, precisam realizar o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
No entanto, apesar dessa necessidade, o exame para detecção do câncer de próstata é um tabu para muitos homens. É por isso que a campanha de Novembro Azul se consolida na sociedade, uma vez que encoraja o diagnóstico precoce dessa doença. Neste sentido, o Sesc reafirma o compromisso de promover a saúde com diversas ações voltadas a esse público.
Segundo a Coordenadora de Saúde do Sesc-DF, Janaína D’Almeida, durante o mês de campanha, as unidades do Sesc estarão disponíveis com palestras, orientações para o diagnóstico e estandes. “Assim como o câncer de mama, as chances de cura para o câncer de próstata são maiores quando o problema é diagnosticado precocemente. Precisamos apoiar os homens a quebrar o preconceito com relação ao exame de próstata e incentivar a procurarem regularmente o Urologista. Por isso o Sesc promoverá educação em saúde em todas as unidades, abrangendo a prevenção de modo geral, com a presença de profissionais médicos e enfermeiros, dentistas, psicólogos e nutricionistas” destacou a coordenadora.
Confira a programação das unidades:
Presidente Dutra (Setor Comercial Sul)
Mesa expositiva de orientação em saúde sobre o Câncer de Próstata;
Orientação em saúde sobre higiene bucal
Mesa expositiva com orientações nutricionais sobre alimentos que ajudam no tratamento do câncer
Taguatinga Norte
25 de novembro – Dia Azul
Estandes e orientações sobre saúde física, bucal, mental e nutrição.
Desafios recreativo com totó, sinuca, ping-pong e desafio de força com agachamento e flexão de braço.
Musicoterapia, sorteio de consultas e brindes.
Gama
1ª Semana: 01 a 03 – Exposições mediadas com orientação em Saúde sobre a prevenção do câncer e a promoção de saúde durante todo o mês novembro;
2ª Semana: 07 a 11 – Roda de conversa com a temática saúde do homem com o médico da família;
3ª Semana: 14 a 18 – Exposição mediada com foco na Saúde do Homem. Distribuição de brindes e palestra sobre a Saúde do Homem realizada pela equipe médica.
4ª Semana: 21 a 25 – Exposição sobre os tabus relacionados à saúde do homem;
5ª Semana: 28 a 30 – Exposição mediada com foco na saúde do homem. Encerramento Novembro – Azul.
Ceilândia
Orientações, retirada de dúvidas e entrega de folders explicativos sobre a prevenção da doença;
Exposição de moldes de próstata – desde a saudável até a tomada pelo câncer;
Entrega de brindes, a ser definido.
Orientações de cuidados bucais pré e pós quimioterapia;
Entrega de kits de higiene oral.
Orientações de promoção e autoestima do homem.
Orientações sobre dieta funcional e antioxidante em combate ao câncer;
Mesa de frutas para distribuição.
Taguatinga Sul
Orientação sobre saúde do homem e prevenção do câncer de próstata
Mesa expositiva
Distribuição de brindes
Sorteio de consultas