A Enel Distribuição Goiás acaba de concluir mais uma grande obra estrutural na região sul do Estado, a ampliação e modernização da Subestação Quirinópolis. Com investimento de cerca de R$ 7 milhões, a obra contemplou a instalação de equipamentos novos e tecnológicos e trará beneficios para todo o município, mais de 50 mil pessoas. Essas melhorias contribuem para tornar o sistema mais robusto e garantir o atendimento à crescente demanda por energia elétrica da região.
Adicionalmente, serão construídos 23 quilômetros de novas redes de distribuição de média tensão no município, contribuindo para redução de sobrecarga das redes atuais, aumentando a confiabilidade do sistema e levando energia para cada vez mais clientes. O diretor de Alta Tensão da Enel Distribuição Goiás, Reginaldo Santos, explica que a subestação recebeu um novo transformador de 33,3 MVA de potência, que torna a unidade mais resiliente e ainda beneficia outras subestações que estão interligadas a ela. A unidade também conta com uma moderna casa de comando, onde ficam instalados os painéis de controle e proteção da subestação, aumentando as condições operativas da unidade. Além disso, a companhia construiu um novo setor na subestação, que permitiu a implantação de seis novas saídas para redes de média tensão e um vão de acoplamento, que funciona como um backup em caso de falha em uma das outras novas saídas. “Também instalamos novos bancos de capacitores, que são equipamentos que aliviam o sistema elétrico e melhoram a qualidade da energia que sai da subestação e é distribuída para residências, comércios e indústrias. Eles também ajudam a evitar oscilações nos níveis de tensão”, afirma Reginaldo.
Investimentos
Em cerca de 5 anos e meio de atuação, a Enel investiu mais de R$ 37 milhões em obras de melhoria, manutenção, expansão e digitalização do sistema elétrico de Quirinópolis. Roberto Vieira, diretor de Planejamento e Gestão da companhia, explica que, para aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do município e diminuir as interrupções do fornecimento de energia, a companhia intensificou o número de manutenções preventivas e corretivas em todo o município. De acordo com ele, somente entre 2021 e outubro de 2022, a companhia já realizou cerca de 5,4 mil podas de árvores que estavam em contato com a rede, corrigiu cerca de 3 mil pontos de degradação, como cabos deteriorados, cruzetas e isoladores danificados, e limpou cerca de 635.450 metros quadrados de vegetação sob o trajeto da rede elétrica (faixa de servidão) na zona rural. Além disso, foram realizadas cerca de 1,5 mil pontos de inspeções na rede com o uso de equipamentos termográficos. Esses aparelhos identificam pontos de calor no sistema elétrico e permitem que a companhia programe as intervenções necessárias antes que ocorra uma falha.
Aliadas às manutenções, a Enel tem investido fortemente na digitalização da rede elétrica de Quirinópolis, por meio da instalação de equipamentos telecontrolados. Os aparelhos telecomandados permitem a operação do sistema elétrico de forma remota, pelo Centro de Operações, localizado em Goiânia, dando mais agilidade na retomada do fornecimento de energia em casos de falhas. Estes podem ser instalados em redes trifásicas e monofásicas. Até o momento, o município já conta com 58 equipamentos telecontrolados, entre religadores automáticos e chaves telecomandadas, nas redes trifásicas. Além disso, outros 25 religadores automáticos de redes monofásicas, chamados de TripSaver, já estão em operação na zona rural do município.
“O TripSaver substitui as chaves fusíveis tradicionais, que são conhecidas pelos clientes como ‘bananas’ ou ‘canelas’. Quando ocorre um desarme na rede que possui uma chave fusível, causada por um defeito transitório, como o toque da vegetação ou de um animal, por exemplo, é preciso que uma equipe vá ao local para rearmá-la. Nos pontos onde existem os TripSavers, ocorre o rearme automático do circuito. O equipamento faz três tentativas, sendo uma a cada 12 segundos. Se depois dessas três manobras o circuito continua desarmando, o equipamento sinaliza ao Centro de Operações que é necessário o envio de uma equipe para percorrer a rede e entender qual é a causa daquela falha”, descreve Roberto.
Todas essas ações refletem nos indicadores de qualidade da empresa, que tiveram melhora expressiva no período de atuação da Enel em Goiás. Em 2017, a cidade tinha uma frequência média de interrupções no fornecimento de energia de 41,97 vezes ao ano, e essas interrupções tinham uma duração média de 86,95 horas. “Em outubro de 2022, os indicadores de qualidade em Quirinópolis já tiveram uma melhoria histórica: as frequências das quedas de energia caíram para 10,3 vezes ao ano (- 75%) e a duração baixou para 17,5 horas (- 80%), completa Roberto.
Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.