Nas duas semanas que antecedem o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2022, o Colégio Católica de Brasília reforçou o conteúdo com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio por meio de aulões. Mas agora, poucos dias antes da prova, a proposta da instituição é proporcionar um momento de relaxamento aos alunos. Nesta sexta, dia 11 de novembro, a rotina de estudos abre espaço para trabalhar outro tema essencial: a ansiedade pré-Enem. Os estudantes terão uma palestra motivacional, um momento para prática de yoga e ainda orientações práticas para os dias do exame.
“Essas atividades são ações pedagógicas que a escola utiliza para estimular os estudantes a fazerem a prova do Enem, promovendo a melhora no empenho individual, na concentração e, consequentemente, contribuindo para a diminuição da ansiedade deles”, comenta a coordenadora do Ensino Médio do Colégio Católica de Brasília, Joelma Silva.
Dicas essenciais
Para evitar qualquer contratempo no dia da prova, é fundamental realizar um planejamento de horário, deslocamento, gestão do tempo e alimentação. As provas do Enem começam pontualmente às 13h30, no horário de Brasília. Normalmente, os portões abrem às 12h e fecham às 13h, portanto, é preciso se organizar para chegar com antecedência. Nessas datas, o trânsito fica mais intenso nos arredores dos locais de prova.
No primeiro dia, os exames seguem até as 19h e, no segundo, até as 18h30. São muitas horas de prova. Por isso é muito importante que o estudante se alimente de forma equilibrada antes da prova e também leve consigo água para se hidratar e alimentos de fácil digestão e manuseio, como barras de cereal, frutas com casca ou já picadas, sanduíches com recheios leves, castanhas e nozes. É permitido levar potes de comida, desde que sejam transparentes. Isso vale para a garrafa de água também.
Documentos
Segundo o Edital do Enem, no dia das provas é obrigatório levar um documento original e oficial com foto. Nesse dia, você pode apresentar carteira de identidade (RG), carteira de motorista (CNH), carteira de trabalho, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade. Caso seja estrangeiro, são aceitos passaporte, identidade para estrangeiros/refugiados, carteira de registro nacional migratório, documento provisório de registro nacional migratório.
E tem novidade esse ano: serão aceitos também os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital.
Caso você tenha perdido ou tenham roubado seu documento oficial, você terá que levar o comprovante de solicitação da segunda via ou o Boletim de Ocorrência.
Não é obrigatório levar o seu Cartão de inscrição do Enem impresso, mas tê-lo em mãos pode ajudar a encontrar o seu prédio e sua sala de forma mais rápida.
Caneta preta
Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta é a única que deve ser levada no dia das provas do Enem. Somente este modelo é aceito pelo Inep. Então, separe pelo menos duas para o caso de uma falhar.
Legenda: Estudantes do terceiro ano em aulão de revisão do conteúdo esta semana no Colégio Católica de Brasília.
Crédito: Divulgação.